A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, vai disponibilizar serviços de vacinação e práticas integrativas e complementares de saúde (PICS) na Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM), que ocorre entre os dias 05 e 14/09 na orla do Parque Nanci. O objetivo da iniciativa é aproximar os serviços preventivos da população, ampliando o acesso às vacinas previstas no Calendário Nacional e promovendo o bem-estar de forma integral.
No evento, adolescentes poderão receber as vacinas contra Dengue, HPV e ACWY (meningite). Para os adultos, estarão disponíveis imunizantes contra Difteria e Tétano (DT), Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Febre Amarela e Hepatite B. Para receber as doses necessárias, é necessário apresentar documento de identidade com CPF e a caderneta de vacinação (caso tenha).
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, ressaltou que a vacinação na FLIM é uma oportunidade para unir entretenimento e prevenção de doenças.
“O objetivo da iniciativa é ampliar o acesso da população à prevenção, oferecendo a oportunidade de atualização vacinal em um evento de grande alcance como a FLIM. Assim, conseguimos unir saúde, cultura e lazer em benefício de toda a população de Maricá”, garantiu.
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Daniella Bittencourt, a iniciativa reforça o compromisso do município em manter a população protegida.
“Estar presente na FLIM é uma forma de aproximar ainda mais os serviços de saúde da população, incentivando a prevenção e garantindo mais segurança e tranquilidade para todos. A vacinação é uma ação que fortalece a proteção coletiva, com toda a segurança, por isso convocamos a população a se vacinar durante a FLIM”, acrescentou.
Além da imunização, os visitantes poderão participar de atividades de promoção da saúde com as PICS, voltadas ao bem-estar físico e emocional, garantindo mais qualidade de vida durante e após o evento.
FLIM celebra dez anos de escrevivências
A Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM) celebra a sua décima edição em 2025. Consolidada como uma das maiores celebrações literárias do país, terá como homenageada a escritora e moradora do município Conceição Evaristo. Além disso, serão mais de 100 autores locais e dezenas de escritores nacionais e internacionais em mesas de debates, lançamentos e encontros com o público durante as atividades do evento.