A Prefeitura de Maricá, por meio da secretaria de Políticas para a Terceira Idade, realizou nesta quarta-feira (03/09), a abertura oficial da campanha Setembro Amarelo, com a roda de conversa “Depressão na melhor idade: o que fazer?”, na Casa do Idoso do Centro. A ação tem como objetivo promover a conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio entre os idosos atendidos pelo município.
O encontro reuniu participantes das cinco unidades das Casas da Terceira Idade de Maricá, em um momento de escuta, acolhimento e informação. A programação contou com palestra de profissionais do local, entre eles o psicólogo Alexandro Flores, que abordou os sinais da depressão na terceira idade e a importância do fortalecimento da rede de apoio para prevenir situações extremas.
“A depressão pode acontecer em qualquer fase da vida, inclusive na terceira idade, quando há mudanças significativas como aposentadoria, perdas cognitivas e diminuição dos laços sociais. O desfecho mais grave pode ser o suicídio, por isso precisamos falar sobre isso com responsabilidade e cuidado”, explicou o psicólogo.
A assistente social Erika Bizzo destacou a importância da campanha, que marca o início de uma série de ações durante o mês.
“Hoje é só o começo. A ideia é levar atividades similares às outras unidades ao longo de setembro, sempre trabalhando a valorização da vida, a autoestima dos nossos idosos, com dinâmicas, palestras, momentos de cuidado pessoal como maquiagem, fotografia e até desfile. Queremos que eles se sintam vistos, ouvidos e valorizados”, afirmou.
Para a dona Arlinda Pereira, de 81 anos, moradora do bairro São José do Imbassaí e frequentadora da Casa do Idoso, o momento foi de aprendizado e acolhimento:
“A gente precisa se cuidar em qualquer idade. Antigamente, não se falava sobre essas coisas. Mas hoje eu vejo como é importante conversar, respeitar e aprender mais. Aqui eu encontrei isso”, contou.
Além do bate-papo, a ação também teve apresentação musical do coral da Casa, composto por alunos da própria unidade, sob orientação dos professores de canto e canto em inglês. A campanha Setembro Amarelo segue durante todo o mês com eventos e rodas de conversa nas demais unidades das Casas da Terceira Idade.