Prefeitura ofereceu capacitação em libras aos agentes comunitários de saúde da rede municipal
Foto: Divulgação


Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na segunda-feira (07/07) uma capacitação direcionada ao acolhimento das pessoas surdas nas Unidades de Saúde da Família (USF), buscando otimizar o atendimento a esse público nos serviços de Atenção Primária. A formação, que ocorreu no Condado, contou com a participação de aproximadamente 140 agentes comunitários de saúde que atuam no município, em dois turnos, onde foram compartilhadas orientações essenciais sobre o tema entre os presentes.

A iniciativa, ministrada pela professora e doutora em Linguística Adriana Baptista, tem o intuito de preparar as equipes para acolher de forma adequada e assertiva os usuários surdos que buscam assistência nas USF. Ao final da capacitação, todos os participantes receberam certificados para simbolizar a participação na atividade.

O secretário de Saúde, Marcelo Velho, ressaltou o impacto da formação para otimizar o acolhimento à população surda.

“A capacitação em Libras para os nossos agentes comunitários de saúde representa um avanço fundamental no compromisso de Maricá com uma saúde pública cada vez mais inclusiva. Ao qualificarmos esses profissionais, estamos fortalecendo o acolhimento nas Unidades de Saúde da Família e garantindo que a população surda seja atendida com respeito, empatia e equidade”, afirmou.

Daniel Mendes, agente comunitário de saúde da USF Jardim Atlântico, pontuou o diferencial da iniciativa no dia a dia profissional.

“Eu já precisei acompanhar um pré-natal inteiro com uma gestante surda, que falava comigo pelo WhatsApp e eu repassava tudo para o médico, junto com ela, acompanhando as consultas. Por isso, essa capacitação é muito importante para todos nós, fortalecendo o trabalho diário, e para a sociedade também”, garantiu.

Anúncio

Qualificação dos serviços

Os serviços de Atenção Primária estão em um processo de reestruturação e qualificação, um dos principais focos da gestão na área da saúde. Com isso, as USF passarão por melhorias estruturais, equipes serão ampliadas progressivamente e novas unidades serão criadas, garantindo um atendimento eficaz e evitando agravos.

Como parte desse processo, foi entregue no dia 28/05 a Unidade de Saúde da Família (USF) Josefa Xavier Leal – São Bento da Lagoa, localizada na Rua Alcides Francisco da Cruz, s/n, em Itaipuaçu. No local, os moradores da região contam com atendimentos em uma estrutura completa, que inclui quatro consultórios, salas de saúde bucal, curativo, procedimentos, vacinação, coleta, dentre outras.

No espaço, quatro equipes de saúde da família atuam de segunda a sexta-feira, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS). Além disso, uma equipe multiprofissional (e-multi) de apoio está de prontidão para acolher as demandas de Atenção Primária da população que reside na região, com fisioterapeuta, educador físico, psicóloga e assistente social.

Fonte: Prefeitura de Maricá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui