Os 10 projetos inéditos do arquiteto Oscar Niemeyer adquiridos pela Prefeitura de Maricá serão apresentados ao púbico durante a exposição ‘Casa das Utopias’, realizada em comemoração pelos 211 anos do município. A lista inclui monumentos culturais, equipamentos urbanos e espaços públicos que vão tornar Maricá a segunda cidade com o maior número de obras de um dos mais importantes arquitetos da história.
O evento acontece no próximo domingo (25/05), às 17h, no Mercado das Artes, no Centro. Quem visitar a exposição poderá conhecer as maquetes do Monumento à Paz, Teatro Ballet de Cuba, Estádio João Saldanha, Hotel Maricá, Museu de Arte de Maricá (MAR), Centro Administrativo, Centro de Convenções, Memorial João Goulart, Quiosque-Orla Maricá e Teatro Municipal.
Além de uma homenagem a Oscar Niemeyer, a Casa das Utopias será um espaço de valorização e divulgação de projetos que pretendem transformar Maricá em referência internacional de inovação e sustentabilidade. O espaço, que terá cinco ambientes interativos, vai receber uma linha do tempo contando a história da cidade. Haverá também um lounge de convivência e estação fotográfica, além de ações externas na Praça Orlando de Barros Pimentel, como cápsula do tempo e um estande da Companhia Alimentos Maricá, a Amar.
A exposição terá duração de 30 dias. O evento é uma realização das secretarias de Comunicação Social; Promoção de Eventos; e Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno.
Cápsulas do tempo e Inteligência Artificial
Para despertar a curiosidade do público, a Praça Orlando de Barros Pimentel receberá cenografia e ativações especiais complementares à exposição da Casa das Utopias. Serão instaladas ‘capsulas do tempo’ com inteligência artificial (IA) em formato de portas. Quando abertas, uma tela com personagens treinados por IA responderão perguntas para interagir com o público.
Três personagens representarão a materialização da Economia das Pessoas, conceito destacado pelo prefeito Washington Quaquá e que norteia a transformação econômica local. Os personagens falarão sobre as ações focadas no empreendedorismo e no cooperativismo, ferramentas que serão trabalhadas para impulsionar a economia da cidade.
Os moradores que participarem das ativações e acessarem a Casa das Utopias ganharão chaveiros personalizados com uma palavra/frase que representa o novo momento da economia e política de Maricá.
Espaço ‘Amar’
Para marcar o lançamento da Companhia Alimentos de Maricá (Amar) será montado o ‘Espaço Amar’ – um stand temático com exposição de produtos locais e horta comunitária. A nova empresa pública, com foco na indústria agroalimentar, vai substituir a atual Maricá Biotec.
O objetivo é proporcionar que a população tenha contato com os novos artigos, que serão responsáveis por contribuir com a internacionalização da marca de Maricá. Também será montada a ‘Estação Sensorial’, com recipientes com sementes para sentir texturas, aroma e pequenas degustações guiadas.
A ativação também contará coma distribuição de brindes após participação dos munícipes no ‘Jogo da Memória Agroecológica’, em que os participantes precisarão fazer pares entre os alimentos produzidos pela Amar. Ao final do jogo, um papel-semente será entregue como brinde. A ideia é destacar a importância da agroecologia e do projeto de soberania alimentar da cidade.