A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, realizou nesta segunda-feira (13/10), em homenagem ao Outubro Rosa, uma roda de conversa que abordou temas como formas de combate à violência domiciliar e redes de apoio. O evento foi realizado na Casa da Mulher do Centro.
O encontro incluiu uma dinâmica sobre o histórico de força familiar das mulheres presentes, além de ensinamentos voltados aos filhos e pessoas próximas para a construção de uma sociedade livre de agressões físicas e psicológicas contra as mulheres. Psicólogas e assistentes sociais da Casa da Mulher também integraram a ação.
A assessora de eventos da Secretaria das Mulheres, Janaína Morgado, explicou o objetivo da roda de conversa e ressaltou a importância das lições dirigidas aos homens para o combate à violência contra a mulher.
“Não podemos normalizar falas e atitudes que são extremamente agressivas. Devemos, como sociedade, alcançar os meninos e homens que permanecem com a ideia de agredir uma mulher. Somente assim podemos mudar nossa história e a história das nossas filhas”, afirmou.
Janaína destacou ainda o papel essencial das mães na formação de filhos respeitosos, educados e gentis com as mulheres. “É muito bonito ver um homem fazendo gentilezas para uma mulher. Logo, devemos ensinar nossos filhos a serem desta forma. Não podemos normalizar atitudes agressivas e hostis vindas dos homens para as mulheres”, acrescentou.
A assistente da Secretaria de Agricultura e Pecuária, Liliane Moreira, ressaltou a importância da união feminina para reduzir os casos de agressão contra o público feminino. “As mulheres unidas possuem uma força enorme para lutar por seus direitos. Entretanto, precisamos realizar um trabalho pensando no futuro do nosso público feminino. É uma tarefa árdua, mas se começarmos fazendo dentro das nossas casas, com as pessoas próximas, amanhã ou depois teremos resultado”, concluiu.