A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, promoveu na tarde desta quinta-feira (09/10) o Seminário “Pelo Direito das Mulheres a Uma Vida Livre de Violência”. O encontro aconteceu na Sede do Programa Marielle Franco, que é apoiado pelo governo municipal em parceria com o Instituto Joaquín Herrera Flores.
O evento reuniu servidores públicos e sociedade civil, com o objetivo de ampliar o debate sobre os direitos das mulheres e as formas de combate à violência doméstica. A iniciativa integra o conjunto de ações do Programa Marielle Franco, que fomenta a educação para os direitos humanos por meio de cursos, palestras e seminários.
“É importante que Maricá esteja se mobilizando nessa missão do combate à violência contra as mulheres. Os governos têm que fortalecer as redes de serviço e dar mais proteção. Ao mesmo tempo, esse conhecimento deve ser levado para a população. Que possamos levar adiante uma cultura de respeito”, destacou a advogada e palestrante Leila Linhares Barsted.
Durante o encontro, os participantes discutiram a urgência de fortalecer as redes de proteção e de promover uma mudança cultural que combata as raízes da violência de gênero. O tema ganha ainda mais relevância diante do crescimento dos casos de feminicídio no país.
A moradora da Barra de Maricá, Helene Moreira, enfatizou a importância da mobilização coletiva.
“Toda vez que venho aqui, aprendo muito. Temos que impedir que a violência contra a mulher se espalhe e todos nós temos que lutar por isso. É uma luta de todos”, completou.