A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, encerrou o primeiro dia da 10ª Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM), nesta sexta-feira (05/09), com um show emocionante do cantor Seu Jorge. O artista encantou as milhares de pessoas presentes na orla do Parque Nanci no evento que mistura música, celebração e cultura.
Este ano, a FLIM homenageia a escritora Conceição Evaristo, referência na literatura brasileira contemporânea. “Maricá abre hoje as portas da sua 10ª Festa Literária como quem abre também o coração e a mente para o mundo. É uma alegria ver nossa cidade homenagear Conceição Evaristo, que nos ensinou que literatura é também resistência, memória e futuro. A FLIM é o reflexo de um povo que escreve sua própria história”, disse o prefeito Washington Quaquá.
Emocionado com a receptividade do público, Seu Jorge destacou o sucesso do evento na cidade.
“É emocionante ver tanta gente reunida por causa da cultura, da literatura e da música. Maricá está de parabéns por fazer um evento desse tamanho, com tanto carinho”, disse.
O secretário de Educação, Professor Rodrigo Moura, destacou a importância da festa na formação cidadã dos estudantes:
“A FLIM é mais do que uma festa: são dez dias de encontros, livros, sonhos e descobertas. É uma programação feita para todas as idades, mas é importante ressaltar o protagonismo da juventude, que aqui encontra voz, espaço e inspiração para participar ativamente da vida cultural e democrática da cidade. Acredito em uma Maricá educadora, capaz de transformar vidas pela leitura, pelo conhecimento e pelas oportunidades”, declarou.
Ainda durante o primeiro de evento, o público acompanhou a apresentação do Mundo Bita, que animou as crianças na tenda FLIMzinha. Nos debates, a roda de conversa “Escrevivências” reuniu Fátima Lima e Fernanda Felisberto, com mediação da subsecretária de Ensino Vanessa Almeida. Já o bate-papo “Na moral, o que é ser jovem hoje?”, mediado por Vitor Nunes e Júlia Rodrigues, trouxe reflexões com o pesquisador Lucas Torres e a subsecretária de Processos Avaliativos, Adriana Salomão.
Debates, bate-papos e apresentações infantis
A edição deste ano da FLIM é considerada a maior já realizada na cidade. Serão dez dias de programação gratuita, com mais de 70 debates, rodas de conversa, estandes de livros, sessões de autógrafos, atrações infantis e shows musicais. Entre os destaques da tenda central Papo FLIM estão mesas com Renato Noguera, Kiusam de Oliveira, Jessé Andarilho, MV Bill e Conceição Evaristo, grande homenageada desta edição.
O evento também contempla, todos os dias, os jovens com a FLIM Jovem, dedicada a temas como movimento estudantil, hip hop, esportes e vidas periféricas, além da FLIMzinha, com programação lúdica para crianças.
Com estandes de editoras, lançamentos de livros e sessões de autógrafos, a FLIM se consolida como um dos maiores encontros literários do país, unindo literatura, música e diversidade cultural em um só espaço.
Cerimônia de abertura
A abertura oficial da FLIM contou com uma cerimônia marcada por apresentações artísticas e discursos de autoridades que celebraram os 10 anos do evento. A solenidade reuniu estudantes, educadores e escritores, em um momento de emoção e celebração coletiva.
Durante a cerimônia, a professora Denize Cardim, embaixadora do evento, destacou a importância da continuidade da FLIM como instrumento de transformação social. “Celebramos uma política que não apenas protagoniza a literatura, mas promove o acesso, envolvendo estudantes, professores e toda a comunidade leitora. A escolha da homenageada desta edição reafirma nosso compromisso com a diversidade de vozes, com a história e com a força coletiva da literatura”, afirmou.
Após a celebração, Ruy Castro e Jessé Souza encerraram a programação literária com uma palestra sobre crônicas urbanas.
Confira a programação deste sábado (06/09):
FLIMZINHA
9h30 – Passinho Carioca
10h – Pintura facial (Animaniacs)
13h – Pintura facial (Animaniacs)
14h30 – Balangandã
FLIM Jovem
Das 9h às 10h – Batalha: “Cultura feita por nós –
juventude que cria: batalha de rimas”.
Participantes: Adones (Ruasia) e Vitor Nunes (UMES)
Das 12h às 13h30 – Roda de conversa: “A importância da sistematização de dados e agroecologia”.
Participantes: Bianca Santana e Andréa Mares.
Mediação: Willian Torres
Das 14h30 às 16h – Palestra: “Juventude, ética e projeto de vida”.
Palestrante convidado: Clóvis de Barros Filho.
Saudação: Nunes (UMES)
Das 17h às 18h – Batalha: TikTokers/Passinho (seleção).
Participantes: Adones (Ruasia) e Nunes (UMES).
Papo FLIM
Das 10h às 11h – Palestra: “Afeto”.
Palestrante: Giuliana Mordente.
Saudação: Rodrigo Moura
Das 13h às 14h – “A arte como empoderamento social” com José de Abreu
Das 14h às 15h – Espetáculo: Maricahaa.
Participantes: segunda turma da Escola de Formação. Teatral Aderbal Freire Filho.
Saudação: José de Abreu
18h – Mesa 2: AFROTopias.
Participantes: Renato Noguera e Kiusam de Oliveira.
Mediação: Luana Rodrigues
Palco principal
20h – Show do cantor Paulo Miklos