O Grupamento Marítimo e Ambiental da Guarda Civil de Cabo Frio atuou recentemente em diversas ações de preservação ambiental e resgate de animais, garantindo segurança, cuidado e bem-estar da fauna local.
Os agentes estiverem presentes no fim de semana no Parque Natural Municipal Mico-leão-dourado, em Tamoios. Cerca de 80 ciclistas participaram de um passeio pelas trilhas do parque, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, e os guardas garantiram a segurança dos participantes.
Entre os resgates realizados de sábado (23) até esta segunda-feira (25), destacam-se 11 filhotes de saruê nos bairros Tangará, Praia do Siqueira e Ogiva, que foram encaminhados ao Instituto BW para cuidados especializados; um carcará machucado no Tangará, também entregue ao Instituto BW; um gambá adulto com filhotes no bairro Portinho, devolvidos à natureza; um filhote de cobra d’água no bairro Aquarius, devolvido ao seu habitat; e uma gaivota com dificuldade para voar, resgatada e encaminhada ao Projeto Albatroz para reabilitação e retorno seguro à natureza.
No bairro Palmeiras, a equipe constatou um corte irregular de árvore na Rua Paraná, notificou o responsável pela infração e orientou a retirada dos galhos, reforçando que o manejo de árvores só pode ser feito com autorização dos órgãos ambientais competentes.
O Grupamento Marítimo e Ambiental orienta que, em casos de animais silvestres em situação de risco ou resgates necessários, a população deve acionar o 153, contribuindo para a preservação e proteção ambiental em Cabo Frio.