BIEN 2025 recebe lançamento de livro sobre a Moeda Social Mumbuca
Foto: Bernardo Gomes


Foto: Bernardo Gomes

Com apoio da Prefeitura de Maricá, a abertura do 24º Congresso da Rede Mundial de Renda Básica (BIEN 2025), realizada nesta segunda-feira (25/08), em Maricá, recebeu no Cine Henfil, o lançamento do livro “Moedas Sociais – A Moeda Mumbuca de Maricá e outros exemplos”, de Diego Zeidan. A publicação integrou a programação oficial do primeiro dia do maior evento internacional sobre renda básica e trouxe ao centro do debate a experiência pioneira da cidade na implementação de moedas sociais como instrumento de inclusão e transformação econômica no país.

A obra apresenta em detalhes a trajetória do Banco Mumbuca e o funcionamento do programa de Renda Básica de Cidadania (RBC), criado em 2013 e atualmente referência mundial. Com dados, análises e relatos históricos, o livro examina como a Moeda Mumbuca passou a movimentar mais de 22% da economia local, sendo utilizada por cerca de 32 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, com um benefício mensal de R$ 230 por integrante.

Além da experiência de Maricá, a publicação também contextualiza outras iniciativas de moedas sociais no Brasil, como as adotadas em Niterói, Cabo Frio, Petrópolis e Macaé – muitas delas inspiradas no modelo maricaense.

A escolha de Maricá como sede do evento se deve justamente ao reconhecimento internacional do seu modelo de RBC, que é implementado por meio de moeda social, com forte impacto no comércio local e na redução das desigualdades.

“O lançamento do livro marca mais um passo importante no fortalecimento das políticas de economia solidária. Compartilhar essa experiência com o mundo amplia o alcance da nossa prática e inspira novas soluções sociais”, afirmou Matheus Gaúcho, secretário de Economia Solidária e Empreendedorismo Social de Maricá. “É muito simbólico encerrar o primeiro dia do BIEN com esse lançamento. Estamos felizes em receber pessoas do mundo todo para falar de renda básica e economia solidária”, completou.

Diego Zeidan, um dos autores da obra, destacou a importância simbólica do lançamento.

Anúncio
Fisioterapia

“Fiz questão de lançar o livro nesse momento, acompanhando o Congresso da BIEN, que é o maior fórum mundial sobre renda básica. A Mumbuca representa muito do que queremos construir: uma nova sociedade baseada em dignidade e justiça social. Maricá é uma das únicas cidades do mundo que implementou a renda básica por meio de uma moeda social”, disse.

Moradora do Boqueirão, a assistente social Thaísa Freitas reforçou a importância do registro em livro.

“Maricá vive e respira a economia das famílias. O tema da moeda social faz parte do cotidiano da população. Quanto mais gente souber dessa revolução silenciosa, mais perto estaremos de um Brasil mais igualitário”, disse.

O lançamento ocorreu em seguida à exibição do documentário “After Work”, do diretor italo-sueco Erik Gandini, que questiona o futuro do trabalho em uma era de automação e inteligência artificial. A sessão foi seguida de um bate-papo com o cineasta, trazendo reflexões que dialogam com os temas centrais do BIEN 2025.

A programação do BIEN 2025 segue até sexta-feira (29/08), entre as cidades de Maricá e Niterói, com palestras, mesas de debate e apresentações envolvendo nomes como Eduardo Suplicy, Philippe Van Parijs, Sarath Davala, Laura Carvalho e Louise Haagh.

Organizado pela Rede Mundial de Renda Básica, em parceria com a Rede Brasileira de Renda Básica, o CEDE/UFF e a Síntese Eventos, e conta com apoio da Prefeitura de Maricá, Prefeitura de Niterói, Faperj, Capes, CNPq, Universidade de Vassouras e Fundação de Arte de Niterói (FAN); o evento reúne acadêmicos, gestores públicos, ativistas e pesquisadores, para discutir os caminhos da renda básica e da proteção social no mundo.

Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site oficial do evento: www.bien2025.com.br

Fonte: Prefeitura de Maricá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui