Prefeitura de Cabo Frio participa de vistoria técnica para criação de trilha interpretativa entre praias Bandeira Azul

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente, Saneamento e Clima; Gestão Territorial e Economia Azul; e Turismo, participou nesta semana da primeira vistoria técnica para criação de uma trilha interpretativa que ligará as praias certificadas com o selo Bandeira Azul, entre os municípios de Cabo Frio e Búzios.

A atividade contou com a participação de técnicos e representantes de instituições ambientais e turísticas de ambos os municípios. O objetivo foi identificar e mapear pontos de interesse biológico, cultural e geológico ao longo do trajeto, que serão utilizados na produção de sinalizações e materiais interpretativos.

O percurso inicial percorrido foi de cerca de 3 km, mas a trilha completa deve atingir aproximadamente 10 km. Durante esta primeira visita, os técnicos percorrem um trajeto entre o Pontal do Peró e a Praia do Kalunga.

“Essa ação é fundamental para promover a segurança, educação e uma melhor experiência para trilheiros, turistas e moradores que passam por esses locais, além de fortalecer o ecoturismo e a integração ambiental entre as cidades”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Clima de Cabo Frio, Jailton Nogueira.

Para a coordenadora do programa Bandeira Azul de Cabo Frio, Luísa Rieth, a trilha tem grande potencial educativo e de valorização da biodiversidade local.

“A trilha interpretativa amplia a aprendizagem em conexão com o território e a biodiversidade, tanto para turistas quanto para a comunidade local, estimulando o conhecimento e a sensibilização ambiental. O programa Bandeira Azul estimula a adoção de práticas sustentáveis de gestão costeira e tem o potencial de formar uma rede integrada de gestores, a nível regional e nacional, que assumem o compromisso público de buscar um turismo responsável, compatível com a conservação ambiental. Essa ação destaca o alinhamento dos municípios participantes com os princípios do programa, fortalecendo a integração necessária na gestão costeira da Região dos Lagos”, destacou.

As próximas etapas do projeto incluem novas vistorias técnicas para finalização do mapeamento, instalação de placas de sinalização e interpretação ambiental, produção de painéis de identificação nas entradas principais da trilha e manejo da vegetação, quando necessário.

Anúncio
Fisioterapia

O projeto reforça ainda o compromisso da Prefeitura de Cabo Frio com a gestão costeira sustentável, alinhada aos princípios do programa Bandeira Azul, com a proposta de consolidar a região como referência em turismo responsável, seguro e em harmonia com a conservação ambiental.

Dentre as entidades participantes da visita técnica estiveram o Instituto Escola do Mar, Instituto Ambiental Pontal do Peró, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio dos guarda-parques do PECS e da APA Pau Brasil, e a Associação de Turismo de Base Comunitária do Quilombo de Baía Formosa.

Fonte: Prefeitura de Cabo Frio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui