O Mercado do Peixe de Cabo Frio recebeu, nesta quarta-feira (20), mais uma etapa do serviço de dedetização realizado pela Prefeitura. A ação é fruto de uma parceria entre a secretarias de Agricultura e Pesca e de Saúde, e integra um conjunto de medidas de ordenamento que têm sido implementadas em prol da organização, manutenção da higiene e segurança alimentar no espaço.
Além da dedetização, o cronograma de ações inclui limpeza periódica e orientações aos permissionários sobre boas práticas de higiene e manuseio do pescado. A proposta é garantir um ambiente adequado e organizado para a venda, manipulação do pescado e circulação de consumidores, fornecedores e comerciantes.
Dentre as ações implementadas recentemente estão a reorganização do fluxo de veículos e do estacionamento, com definição de horário para carga e descarga de pescado, das 3h às 9h da manhã, reforço da demarcação das vagas, instalação de placas de sinalização e fiscalização da Secretaria de Mobilidade Urbana para orientar e prevenir o uso indevido da área.
O estacionamento também passou a integrar o sistema municipal de vagas rotativas, o Digipare Zona Azul Digital, que funciona todos os dias, 24 horas. Pelo aplicativo, é possível adquirir créditos de forma prática, com gratuidade para moradores de Cabo Frio e tarifa para visitantes.
As medidas incluem ainda a orientação aos permissionários sobre o descarte dos resíduos do pescado, bem como a destinação correta da água proveniente da lavagem e manipulação dos produtos, evitando mau cheiro e garantindo melhores condições sanitárias.
Segundo o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Wellington Escafura, a realização da dedetização reforça o compromisso da gestão com a saúde pública e a valorização da atividade pesqueira:
“A dedetização periódica é fundamental para manter o Mercado do Peixe limpo, seguro e adequado para a comercialização do pescado. Essa medida, junto com as ações de ordenamento e educação sanitária que estamos promovendo, fortalece nosso compromisso com a saúde pública e com a valorização da pesca artesanal, trazendo mais tranquilidade para os consumidores e melhores condições de trabalho para os permissionários”, destacou.