A Prefeitura de Maricá encerrou, na noite deste domingo (17/08), a tradicional Festa da Padroeira da cidade, Nossa Senhora do Amparo. Padre Fábio de Melo e o sambista Tiee foram os responsáveis pelos dois últimos shows que levaram devoção, fé e animação para as milhares de pessoas que foram até a Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, para a celebração.
Padre Fábio de Melo subiu ao palco às 20h e abriu o seu show com o sucesso “Eis que faço novas todas as coisas”. A multidão, que começou a lotar a praça horas antes, ganhou novo ânimo e cantou o show inteiro a plenos pulmões, numa apresentação que levou o público a rezar, chorar e até sambar, já que o religioso elegeu esse ritmo para as últimas canções.
“No sábado participei da missa e hoje (domingo) vim louvar com o Padre Fábio. Eu gosto muito dele e de Nossa Senhora do Amparo, então não tem problema ficar de pé aqui. Ela está sempre com a gente, nos amparando no caminho, na vida”, garantiu Lúcia Bernardo, de 68 anos, que acompanhou a apresentação abraçada ao companheiro, Aldemir França, de 71.
Depois de pouco mais de uma hora e meia de grandes sucessos religiosos e seculares, como o pagode “Tá escrito”, de Xande de Pilares, e “Anunciação”, de Alceu Valença, foi a vez de Tiee subir ao palco da Festa da Padroeira. O sambista empolgou a galera que chegou preparada com coolers e cadeiras, como a família Souza.
“Aqui metade é de Itaboraí e outra metade de Maricá. A família se juntou para passar o fim de semana. Somos 11 e ficamos em Araçatiba. Maricá está de parabéns com esta festa linda como a cidade!”, disse Luciane Souza.
Quem também ficou pela cidade foi o cantor Tiee, que terminou a sua participação pontualmente à meia noite e dizendo que a segunda-feira vai ser de churrasco na casa em Itaipuaçu.
Vendas em alta
Os festejos da padroeira duraram quatro dias com apresentações musicais e atividades religiosas na praça. A movimentação fez a felicidade dos barraqueiros. A comerciante Alba Valéria Leal comemorou:
“As vendas foram boas, como a gente esperava. Essas festas movimentam a economia da cidade, isso é muito bom. Preciso elogiar, também, a organização. Foram quatro dias muito calmos, com segurança, tudo muito organizado”, avaliou.
Infraestrutura
Dois postos de atendimento médico ficaram à disposição do público. Para garantir a segurança de quem foi até a festa, a Guarda Municipal fez uma força-tarefa com o empenho de aproximadamente 60 agentes por dia.
“Ficamos em sete torres de observação e mais três equipes em solo, em grupos de até dez guardas municipais, além de duplas dando apoio a equipes da Posturas no controle de acesso à área de shows”, explicou o subinspetor Rafael Machado, responsável pela segurança no domingo.
A Defesa Civil municipal e a Secretaria de Segurança Cidadã também trabalharam para garantir a segurança do público durante os quatro dias de evento. A Secretaria da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Políticas para as Mulheres atuaram em conjunto para garantir o acolhimento e o bem-estar das pessoas. A empresa pública Amar (Alimentos Maricá) participou da festa apresentando produtos da cidade.
A festa é realizada pelas secretarias de Eventos, Comunicação Social, Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno e Assuntos Religiosos.