Prolagos apresenta avanços e investimentos em obras durante seminário em São Pedro da Aldeia — RC24H
_autotone

Com foco no fortalecimento da participação social nas políticas públicas de saneamento básico e preservação ambiental, o 6º Seminário da Cidadania Ativa reuniu, nesta quarta-feira (13), representantes de órgãos públicos, empresas, instituições de pesquisa, ONGs e moradores no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, em São Pedro da Aldeia.

O evento, promovido pelo Observatório Social do Brasil na Região dos Lagos, teve como tema central a “Participação Social como Instrumento de Transformação no Saneamento e na Preservação da Laguna de Araruama” e buscou criar um mapa de soluções e compromissos concretos entre sociedade civil e autoridades.

— Nosso objetivo é gerar interlocução e criar uma agenda de ação clara, que incentive canais de transparência e comunicação acessíveis à população — destacou Felipe Serpa, presidente do Observatório na Região dos Lagos.

Painel 1: Transparência e obras no saneamento

A empresa Prolagos, concessionária de saneamento que atende cinco municípios da região, participou do Painel 1, com o tema “Mapeamento dos Problemas e as Soluções de Transparência”. Durante a apresentação, a empresa anunciou uma nova página em seu site com informações atualizadas sobre as obras concluídas e em andamento para ampliação do sistema de esgoto.

— Era uma demanda antiga da sociedade. Já temos um diálogo constante com os órgãos e organizações sociais, mas agora colocamos tudo isso em um canal de fácil acesso. Queremos “Tratar Bem” não só da água e do esgoto, mas também da informação — afirmou o diretor-presidente da Prolagos, Sinval Andrade.

Também participaram do painel a secretária-executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Adriana Saad, e a chefe do Licenciamento Ambiental da SUPLAJ/Inea, Magaly Costa, que abordaram ações de regulação e fiscalização ambiental na bacia hidrográfica.

Painel 2: Qualidade da água da lagoa

O segundo painel focou na qualidade da água da Lagoa de Araruama, com a presença de Maria Helena Neves, superintendente do Instituto de Estudo do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), e Júlio Cesar Wasserman, professor titular da UFF e coordenador da Rede UFF de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Os especialistas apresentaram dados científicos e destacaram a necessidade de ações contínuas de monitoramento, educação ambiental e controle da poluição difusa.

Anúncio
Fisioterapia

Painel 3: Direito ao saneamento e controle social

Encerrando o ciclo de debates, o Painel 3 discutiu o direito ao saneamento e os mecanismos de controle social. Participaram a coordenadora da ADR-Lagos, Keila Ferreira; a assessora da Agenersa, Lorena Procópio; o secretário de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia, Mário Flavio Moreira; e o secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Jailton Nogueira, que também preside o Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João.

O evento foi encerrado com a “Fala Final” das autoridades, reforçando compromissos firmados durante o seminário e a elaboração de um mapa de encaminhamentos concretos.

Participação ativa da sociedade

O seminário contou com a presença de representantes de colônias de pescadores, ONGs, lideranças comunitárias e moradores, que puderam interagir com os participantes e fazer perguntas ao longo dos painéis.

A iniciativa reforça a importância de fortalecer o protagonismo cidadão e de consolidar uma gestão ambiental transparente, inclusiva e eficiente, especialmente em regiões sensíveis como a bacia da Lagoa de Araruama.

Acompanhe e participe das decisões que impactam sua cidade. A preservação começa com a informação.

Tem sugestões de temas ou denúncias sobre meio ambiente e saneamento? Envie para nossa redação.

Editorial Conexão Lagos – WhatsApp: (21) 97949-0675


Não esqueça de seguir Conexão Lagos no Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui