O Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel, no Centro, recebeu, nesta quarta-feira (07/08), mais uma edição da 2ª Bienal da União Maricaense dos Estudantes (UMES), com uma roda de conversa que teve como tema “Transformação Escolar e Protagonismo Estudantil: até onde vai a voz dos estudantes?”.
“Os estudantes precisam se engajar nas questões da escola. Esse espaço é deles, e a mudança do ambiente escolar só acontece com a mobilização de todos, mas principalmente dos alunos”, afirmou Roseane Kelly, gerente de apoio pedagógico da Secretaria de Educação.
Ex-aluna da escola, Pamela Nicolau ficou emocionada ao voltar como representante da juventude. “Hoje estou atuando na Secretaria de Juventude e entendo a importância do movimento estudantil, que mudou a minha realidade”, declarou.
Pamela também reforçou o papel da Bienal na formação cidadã dos jovens. “Quando a gente fala de protagonismo, a gente fala sobre resistência, a gente fala sobre luta. E é isso que nós queremos fazer em todas as escolas: transformar as nossas escolas em ambientes mais acessíveis e mais acolhedores possíveis”, completou.
Durante o debate, os convidados falaram sobre conquistas importantes dos movimentos estudantis em Maricá e responderam perguntas feitas pelos próprios alunos, que levantaram temas como a oferta de atividades culturais nas escolas.
Ao final do evento, os estudantes participaram de uma animada aula de capoeira na quadra da escola, encerrando o dia com cultura, movimento e protagonismo juvenil.





O post 2ª Bienal da UMES debate protagonismo estudantil no Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel apareceu primeiro em Prefeitura de Maricá.