Com o apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Maricá (COMDIM/Maricá) deu sequência à 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres no sábado (20/07). Com uma programação que seguiu durante todo o dia com importantes discussões, representantes da sociedade civil elegeram as delegadas que representarão o município na conferência estadual.
A programação começou com a leitura e discussão do regimento do COMDIM, que foi votado em seguida. Na sequência, foram realizados debates com grupos temáticos (Saúde, Educação, Empregabilidade, Violência). À tarde, aconteceu a eleição das delegadas e a aprovação de um texto com propostas e diretrizes para o avanço das políticas públicas voltadas para as mulheres de Maricá.
A secretária de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Ingrid Bastos, destaca que as políticas públicas para mulheres devem abordar os quatro pilares debatidos durante a conferência, já que estão interconectados e ausência de um deles compromete os demais e o bem-estar geral.
“Abordar políticas públicas para mulheres implica em considerar quatro pilares fundamentais. Essas políticas precisam ser pensadas de forma integrada, com escuta e participação – não só das pessoas do governo, mas de toda a sociedade civil – como aconteceu nessa quinta conferência. Cuidar das mulheres e do futuro dessas mulheres é garantir uma sociedade mais justa para todos e todas”, avalia a secretária.
Realizado no Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU), na Mumbuca, o evento reuniu mulheres de diversas partes do município. A presidente do COMDIM, Rafaela Lima, ressaltou a criação de um grupo de trabalho responsável por debater o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres.
“A conferência foi marcada pela força de mulheres que, de forma voluntária, se reuniram para pensar e construir a cidade e o país que queremos: com mais equidade, inclusão, respeito à diversidade e, sobretudo, mais democracia. Nossa luta é histórica e contínua. Nossos avanços não irão parar nunca, porque nós, mulheres, também nunca pararemos de lutar”, garantiu Rafaela.
As propostas aprovadas servirão de base para a formulação do documento que será levado às etapas estadual e nacional, com o objetivo de subsidiar políticas públicas voltadas para todas as mulheres brasileiras.
Confira a lista das delegadas eleitas na 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres:
– Sociedade civil
Titulares: Taisse Costa, Luciana Piredda e Alexandra Serafim
Suplentes: Michelle Ribeiro, Gislaine Fainer e Veronica Almiron
– Poder Público
Titular: Ingrid Bastos
Suplentes: Leci Alberti e Maria Elisângela