A Secretaria de Saúde de Maricá e o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren/RJ) realizaram na quinta-feira (17/07) a cerimônia de posse da Comissão de Ética de Enfermagem Institucional das unidades da Rede de Urgência e Emergência da cidade, que ocorreu na Câmara Municipal. O coletivo é fundamental para fortalecer boas práticas relacionadas à enfermagem nos serviços da área, promovendo ética e a conduta profissional adequada, com atuação preventiva e educativa.
Durante a ação simbólica, foram empossados oito profissionais do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, cinco da Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPAM) Santa Rita e outros cinco da UPA de Inoã, que passaram a compor a Comissão de Ética de Enfermagem Institucional da Rede de Urgência e Emergência do município. A partir dessa iniciativa, os membros se comprometeram a seguir todos os princípios éticos e legais da área ativamente, buscando a qualidade contínua da assistência prestada e a segurança dos pacientes.
A cerimônia contou com a presença dos membros eleitos, da comissão eleitoral, de profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Saúde, além de presidente e conselheiros do Coren/RJ. A atividade também representou a implantação da comissão de ética de enfermagem na UPA de Inoã e na UPAM Santa Rita.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, ressaltou a importância da comissão para promover práticas ainda mais qualificadas de enfermagem nos serviços de Urgência e Emergência.
“A posse da Comissão de Enfermagem Institucional nas unidades de urgência e emergência de Maricá representa um avanço fundamental para o fortalecimento da assistência prestada à população. A iniciativa promove a valorização dos profissionais de enfermagem, qualifica os processos de trabalho e contribui diretamente para a segurança e a resolutividade do atendimento em situações críticas”, garantiu.
Comissão incentiva práticas qualificadas
A enfermeira do Hospital Conde Modesto Leal, Simone Del Rossi, faz parte da presidência da comissão e destacou o seu impacto no cotidiano.
“A Comissão de Ética de Enfermagem é fundamental para garantir uma prática ética, responsável e humanizada, fortalecendo a confiança na assistência prestada, atuando na análise de condutas, elaboração de políticas, capacitações e apoio a pacientes e profissionais. Com mais de 500 profissionais na unidade hospitalar, seguimos disponíveis para acolher e orientar”, reforçou.
Mariana Sili, profissional da UPA de Inoã, pontuou o simbolismo e contribuições da comissão, onde contribuirá como presidente, representando a unidade.
“Agradeço a todos pela confiança, em especial ao coordenador Marcos. É uma honra integrar a primeira Comissão de Ética representando a UPA de Inoã. Estou feliz por contribuir com o desenvolvimento da unidade e promover melhorias. Reafirmo que somos uma só equipe – UPA, Santa Rita e Conde – sempre unidos. Estou à disposição para colaborar e aprendermos juntos”, acrescentou.
Michael Medeiros, que representa como presidente a UPAM Santa Rita na iniciativa, garantiu que todo o processo foi construído com base na coletividade.
“Estou honrado em assumir integrar a Comissão de Ética representando a unidade em que atuo. A criação da comissão foi um processo desafiador, construído com diálogo e o envolvimento de toda a equipe para promover um ambiente de respeito e responsabilidade. Recebo essa missão com gratidão, compromisso e dedicação”, concluiu.