Prefeitura de Cabo Frio assina Termo de Cooperação Técnica com a UERJ para estágio de estudantes na rede pública municipal de Saúde

A Prefeitura de Cabo Frio e a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/campus Cabo Frio firmaram um avanço histórico para o município nesta quinta-feira (17), com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre as partes. O objetivo é qualificar os estudantes da universidade por meio de atividades curriculares de aprendizado supervisionadas e vivência prática nas unidades de saúde de Cabo Frio.

A solenidade de assinatura do documento foi realizada no auditório da UERJ e contou com a presença do prefeito Dr. Serginho, da secretária de Saúde Beatriz Trindade, da reitora da UERJ, Prof.ª Gulnar Azevedo e Silva, além de autoridades acadêmicas e municipais.

Compuseram a mesa de abertura, além do prefeito de Cabo Frio, a secretária de Saúde de Cabo Frio; a reitora da UERJ; o diretor da Faculdade de Medicina da UERJ/campus Cabo Frio, Prof. Rogério Rufino; a Vice-diretora da Faculdade, Profª Katia Nogueira; o diretor do Centro Biomédico da UERJ, Prof. Mario Fritsch, e o diretor-geral do Hospital Universitário Reitor Hésio Cordeiro, Prof. Francisco Barbosa.

“A UERJ já faz, agora, parte do nosso legado, na nossa história, em Cabo Frio. Trazê-la para a nossa cidade começou como um sonho distante que, aos poucos, foi virando realidade e, após algumas dificuldades, conseguimos concretizar. Hoje, firmamos uma nova etapa em que a Prefeitura e a Universidade, ajudando-se mutuamente, resultarão em uma saúde para qualidade com um novo status, com suporte técnico cada vez mais qualificado. Por outro lado, vamos dar oportunidade para que os profissionais cheguem ao mercado com uma vivência e pesquisa in loco, dentro dos nossos hospitais, para que sejam agentes ativos de mudança da nossa realidade e catalisadores de desenvolvimento”, afirmou o prefeito.

A reitora-geral da UERJ agradeceu ao pioneirismo e incentivo da gestão municipal em promover uma parceria que levará mudanças significativas para a rede pública de toda Região dos Lagos.

“Eu me sinto duplamente feliz em Cabo Frio. Graças à parceria com o prefeito Dr. Serginho, conseguimos trazer um dos cursos mais difíceis de se abrir, devido à infraestrutura exigida, que é Medicina, e, hoje, firmamos esse convênio inovador que vai revolucionar o atendimento e fluxo no SUS da região, tendo o município de Cabo Frio como exemplo, pois aqui se entende que a saúde é abrangente, intersetorial e caminha de mãos dadas com a tecnologia, a inovação e o diálogo com a sociedade e meio acadêmico”, avaliou Prof.ª Gulnar Azevedo e Silva.

Com o acordo firmado nesta quinta-feira, pelo menos 40 alunos, do 2º ao 6º ano do curso de Medicina, já iniciarão o estágio nas unidades municipais de saúde de Cabo Frio, tendo a oportunidade de desenvolver competências essenciais à formação médica, acompanhando o alto fluxo de rotatividade e cuidado com pacientes, internações e hospitalizações de diferentes naturezas e participando de um ambiente clínico dinâmico e prático. 

Anúncio

As atividades a serem executadas pelos universitários serão supervisionadas pelos profissionais de saúde da rede municipal e docentes da UERJ, levando em conta os conhecimentos adquiridos em sala de aula, alinhando o ensino às demandas reais da assistência em saúde.

Para a secretária de Saúde de Cabo Frio, Beatriz Trindade, essa troca entre a universidade e o município torna-se fundamental para que ambos ganhem mais qualidade, agilidade e formação de equipes qualificadas e atentas à realidade local.

“Essa cooperação é mais um passo enorme em direção à construção de pontes sólidas com parceiros que vêm transformar a gestão pública e fortalecer a saúde de Cabo Frio. Por outro lado, com essa iniciativa, também estamos incentivando a permanência de profissionais qualificados que agora conseguem enxergar oportunidades de se estabelecer e construir uma carreira, sem se deslocar para outras cidades a partir da busca de estágios. Além disso a troca de experiencia, entre profissionais e alunos, também será valiosa: teremos profissionais quase formados pela UERJ atuando em nossas unidades e essa troca de experiencia também é importantíssima para os profissionais da unidade”, concluiu Beatriz.

Fonte: Prefeitura de Cabo Frio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui