A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promoveu nesta quarta-feira (16/07) uma Formação Continuada LGBTQIAPN+ voltada para os servidores públicos do município, com foco no combate à LGBTQIAPN+fobia nos espaços de atendimento aos cidadãos. O encontro foi realizado na Casa Marielle Franco, no Centro, e reuniu profissionais de diferentes secretarias e autarquias municipais.
A capacitação é uma ação do Núcleo de Atendimento LGBTQIAPN+, que atua no acolhimento e orientação da população LGBTQIAPN+ e das famílias. O objetivo é garantir que os serviços municipais estejam preparados para receber essas pessoas com respeito, empatia e responsabilidade.
Durante o encontro, foram discutidas as especificidades dessa população, os direitos garantidos por lei e a importância do atendimento humanizado dentro dos equipamentos públicos.
Formadora e pedagoga, Iracema Miranda destacou a importância da formação para esse processo. “Os funcionários passam a ser ainda mais receptivos e respeitosos com uma população que já sofre há muito tempo. São pessoas que já enfrentam muitas dificuldades. Então que elas cheguem aos nossos equipamentos, seja ele qual for, e encontrem acolhimento e respeito do funcionário que vai atendê-las”, disse.
A formação também abordou a necessidade de desconstruir discursos e práticas discriminatórias, alertando para os impactos das piadas ofensivas e da violência simbólica.
Também formadora, a estudante de Ciência Política Ellen Carvalho ressalta os perigos da LGBTQIAPN+fobia na sociedade: “É importante que as pessoas estejam formadas e informadas sobre como se deve tratar as pessoas de modo geral, não só no ambiente de trabalho. Precisamos enfatizar que brincadeiras relacionadas a termos pejorativos podem acarretar uma série de problemas ligados à dor e ao sofrimento”, comentou.
Os participantes ouviram sobre a história da comunidade LBGTQIAPN+ e o significado da sigla e puderam aprender sobre a diversidade sexual e de gênero. Para a ouvinte e servidora da Secretaria de Energias Renováveis e Iluminação Pública, Jaciara Teixeira, de 48 anos, essa reflexão vai direcionar o atendimento público ainda mais para o caminho do respeito e da empatia.
“O que eu aprendi aqui hoje me fez refletir bastante. As pessoas que chegarem serão tratadas com muito mais carinho. Precisamos respeitar o colega de trabalho e aquela pessoa que chega querendo atendimento. Às vezes, só o que ela precisa é de um abraço e de ser tratada com empatia”, afirma.
Iracema Miranda também evidencia esse impacto da atividade para o ambiente organizacional: “Nós não temos a população LGBTQIAPN+ somente do lado de fora da prefeitura, nós temos essas pessoas dentro do nosso local de trabalho também, que podem ser hierarquicamente nossos superiores ou não. As piadas nesse ambiente devem ser igualmente evitadas. É uma campanha de bem estar coletivo, para funcionários e para a população”, completou.
O assessor da Secretaria de Bem-Estar Animal Carlos Roberto Serra de Paulo, de 47 anos, complementa sobre os benefícios da ação em todas as esferas: “Essa reunião vai impactar positivamente não só no ambiente organizacional, mas em toda a sociedade – na vida familiar, no transporte público, no cotidiano em geral”. Carlos também expressou o desejo de aprender ainda mais com essas iniciativas: “É a primeira vez que eu participo, mas espero que tenham mais oportunidades enriquecedoras como essa”.
O Núcleo de Atendimento LGBTQIAPN+ segue com a programação contínua de ações voltadas ao acompanhamento pedagógico nas escolas e garantia de direitos da população LGBTQIAPN+, assim como, com o compromisso de desenvolver profissionais responsáveis em Maricá.