A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SMASC), levou na manhã desta segunda-feira (15) crianças e adolescentes acolhidos nos abrigos Monteiro Lobato e Zuleika Cardoso para uma atividade especial no Centro Eco Cultural, em Piratininga, Niterói. No local, o grupo participou da mostra “INFANZIA: A originalidade consiste em voltar” — uma experiência interativa que convida à observação e ao aprendizado.
O passeio integra a programação de férias das unidades de acolhimento e tem como proposta oferecer aos jovens uma vivência socioambiental capaz de despertar neles a consciência sobre a importância de cuidar do mundo ao redor e perceberem-se como parte do ambiente em que vivem.
Ana Paula Kaya, coordenadora da pasta de Atividades Educativas e Culturais da Subsecretaria de Projetos Especiais, informa que esse programa de férias está sendo realizado em conjunto com o núcleo pedagógico das casas de acolhimento e é muito relevante para os abrigados de 2 a 17 anos adquirirem consciência ambiental.
“Daí nossa atenção em priorizar atividades ao ar livre e totalmente lúdicas”, explica. “No Eco Cultural, por exemplo, aprenderam de forma interativa sobre questões climáticas, descarte incorreto de lixo e como o desmatamento influi de forma negativa e contribui para deslizamentos de encostas”, completa.
A programação segue com novos passeios nos próximos dias: no dia 18 de julho, os acolhidos visitarão o Botânico das Asas, em Araruama, e no dia 25, a Fazenda Joaquim Piñero, localizada no Espraiado, em Maricá.