“Graças ao Passaporte, mães como eu agora conseguem entrar na faculdade e concluir o ensino superior”. O depoimento é da agora médica Ana Carolina Kuntz, de 29 anos, bolsista do Programa Passaporte Universitário, da Prefeitura de Maricá, que garante aos moradores de baixa renda do município acesso ao estudo universitário em instituições privadas.
A jovem foi uma das homenageadas durante o baile de formatura que aconteceu na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, na noite deste domingo (13/07). Ao todo, 46 bolsistas de três instituições conveniadas puderam celebrar a conquista.
Mãe solo, Ana Carolina engravidou da segunda filha durante a graduação e conta que não conseguiria dar conta sem o Passaporte Universitário, que custeia o ensino superior para 12.545 alunos de cinco instituições credenciadas. A Prefeitura de Maricá também concedeu à aluna o Bilhete Único Universitário, garantindo o transporte para o Rio de Janeiro, e uma bolsa-auxílio de R$ 680.
“O tempo é muito mais limitado para quem é mãe, ainda mais em uma faculdade como a de Medicina que exige dedicação integral. O Passaporte sempre me deu suporte durante e depois da gravidez. Sem o programa seria impossível chegar até aqui”, comentou a formanda.
A festa contou com a presença dos novos médicos e seus convidados. Em cada rosto, a expressão da celebração de uma conquista marcada por histórias de superação. “Eu sempre fui aluna de escola pública. Estudei na escolinha lá do Silvado, depois tive a oportunidade de passar pelo CEM Joana Benedicta Rangel, outra escola pública também aqui do município. Tudo foi muito batalhado até chegar na tão sonhada faculdade de Medicina. Foi uma luta”, lembra Bárbara Soares Mendonça.
‘Médicos do povo para servir ao povo’
Presente na cerimônia, o prefeito Washington Quaquá reforçou a importância de formar médicos que ofereçam um serviço de excelência à população.
Nosso desejo é o de que Maricá tenha cada vez mais médicos do povo e com o coração aberto para servir a população nos postos de saúde e hospitais”, disse.
“Se depender de mim, todos os médicos formados pelo Passaporte Universitário trabalharão a serviço do povo de Maricá e, também, como pesquisadores. Maricá vai virar um grande polo de ciência da saúde e queremos os médicos atendendo o povo e pesquisando saúde”, completou o prefeito, acompanhado da primeira-dama, Gabriel Lopes.
O secretário de Educação de Maricá, Prof. Rodrigo Moura, destacou que o Passaporte Universitário é uma política pública de caráter revolucionário. “Era inimaginável vermos os filhos das pessoas pobres cursando Medicina. Quando a gente pega o filho da merendeira e o torna médico, nós estamos fazendo uma revolução. Antes de uma política pública, o programa é um processo revolucionário”, declarou.
A família da estudante Camila Miranda Paulino Pinheiro também foi laureada com um Certificado de Honra do Mérito Acadêmico in memorian. A bolsista do Passaporte Universitário foi vítima de meningite e também estaria concluindo a graduação junto com os demais homenageados.
A festa contou, ainda, com a presença dos secretários de Gestão de Governo, Arlen Pereira; de Saúde, Dr. Marcelo Velho; de Comunicação Social, Danielle Oliveira; de Iluminação Pública e Energias Renováveis, Verônica Faria; de Políticas para a Terceira Idade, Amarildo Ribeiro; de Trabalho, Rosana Horta; de Agricultura, Wagner Soares; da Chefe de Gabinete Dayrlene Costa; além do vice-presidente da Câmara de Maricá, Frank Costa, e das vereadoras Adriana Costa, Andrea Cunha e Kelly Bernardos.