Vigilância em Saúde passa a disponibilizar licenças sanitárias em formato digital


A Prefeitura de Maricá, por meio da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, modernizou o processo de emissão de licenças sanitárias, obrigatórias para o funcionamento de estabelecimentos comerciais em atuação na cidade. A partir do mês de julho, o documento passou a ser emitido em formato totalmente digital, a partir da implementação de um sistema que envolve todos os serviços realizados pelas equipes de Vigilância Sanitária.

Com isso, todas as licenças presentes em comércios do município serão rastreáveis via QR Code e auditáveis, evitando fraudes, permitindo o acompanhamento em tempo real pelos fiscais e reduzindo o tempo de disponibilização do certificado. A partir dessa iniciativa, não serão mais emitidas licenças sanitárias com assinaturas manuais.

O processo de abertura de processo para a obtenção da licença sanitária segue sem alterações: é necessário procurar um dos polos dos Serviços Integrados Municipal (SIM), presentes no Centro, em São José do Imbassaí ou em Itaipuaçu. Também é possível realizar a solicitação pelo site, no link sim.marica.rj.gov.br . Em caso de dúvidas e orientações, é possível acionar a Vigilância Sanitária através do WhatsApp 21 99898-3419 ou no e-mail [email protected] .

O secretário de Saúde, Marcelo Velho, ressaltou a importância do avanço tecnológico para qualificar a emissão de licenças sanitárias no município.

“Com a digitalização das licenças, damos um passo importante para tornar os serviços da Vigilância Sanitária mais ágeis, seguros e transparentes. Essa mudança garante mais praticidade para os comerciantes e mais eficiência para nossa fiscalização. É Maricá avançando com tecnologia a serviço das pessoas”, afirmou.

Daniella Bittencourt, superintendente da Vigilância em Saúde de Maricá, garantiu que a iniciativa faz parte de um processo de modernização da área.

Anúncio

“A digitalização das licenças sanitárias faz parte de um processo mais amplo de modernização da Vigilância em Saúde. Estamos implementando painéis informatizados que garantem mais agilidade, rastreabilidade e transparência em cada etapa. Isso permite que os processos de trabalho sejam ainda mais qualificados”, pontuou.

William Lima, coordenador da Vigilância Sanitária de Maricá, garantiu que a digitalização dos serviços oferecidos traz mais qualidade e transparência às ações.

“A digitalização vem para transformar, de fato, a forma como trabalhamos na Vigilância Sanitária. Agora temos mais controle sobre os processos, reduzimos falhas e ampliamos a capacidade de resposta da equipe. Isso reflete diretamente na qualidade do serviço prestado à população” acrescentou.

Fiscalização e orientação

As equipes da Vigilância Sanitária, que fazem parte da Vigilância em Saúde da cidade, seguem com o trabalho diário de fiscalização e orientação de estabelecimentos presentes no município, garantindo que os produtos comercializados seguem os padrões técnicos necessários, protegendo a saúde e o bem-estar da população. Os profissionais percorrem os quatro distritos da cidade com ações de licenciamento e monitoramento, prevenindo riscos.

Em outra frente, para fortalecer o papel essencial da colaboração de comerciantes e dos maricaenses em geral, o órgão realizou recentemente diversas atividades de cunho educativo e de conscientização sobre boas práticas para a conservação dos alimentos. A iniciativa contou com a entrega de materiais informativos e o compartilhamento de orientações preventivas.

Fonte: Prefeitura de Maricá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui