A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Juventude e Participação Popular e da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), realizou nesta quarta-feira (09/07) uma vistoria técnica no Bairro da Amizade. A região será contemplada com obras estruturantes, incluindo drenagem, macrodrenagem, contenção de encostas, além de urbanização como calçamento, pavimentação e reestruturação de praças. A previsão é que as intervenções diretas comecem em até 30 dias.
“Entraremos com obras importantes, que envolvem trabalho de macrodrenagem e contenção de encostas. Assim que finalizar a licitação, ainda neste semestre, iniciaremos a revitalização. No que for obras diretas, já vamos entrar no prazo máximo de 30 dias”, explicou o presidente da Somar, Paulo de Araújo.
O bairro também contará com a implantação de uma unidade do Comitê de Defesa dos Bairros (CDB), que tem como objetivo estreitar o relacionamento entre a gestão municipal e a sociedade civil. O comitê funcionará como um canal direto entre população e governo, facilitando a identificação de demandas locais e contribuindo para o aprimoramento de políticas públicas.
“Hoje estamos fazendo essa vistoria no bairro para avaliar o que precisa ser revitalizado e o que faremos enquanto governo para aproximar cada vez mais a população. Vamos trazer revitalização, um cenário lindo para essa comunidade que é tão importante para a nossa cidade”, afirmou a secretária de Juventude e Participação Popular, Andressa Verônica da Silva.
O secretário de Direitos Humanos, João Carlos de Lima (Birigu), destacou a importância da escuta ativa como parte do processo de construção das melhorias. “Por melhores que sejam os projetos e os arquitetos, tudo fica melhor quando ouvimos a população”, comentou.
A presidente da associação de moradores do bairro, Patrícia Gomes, celebrou a iniciativa. “Essas obras vão deixar a nossa comunidade mais linda do que já é. Queremos ver as nossas crianças felizes, as ruas cheias. É disso que precisamos”, afirmou.