Procon Sênior forma 70 idosos em Maricá com foco em direitos do consumidor e prevenção a golpes
Fotos: Thamyris Mello


Fotos: Thamyris Mello

Programa da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor e em parceria com a Secretaria de Educação, o Procon Sênior realizou nesta quinta-feira (03/07) a certificação de 70 alunos da Escola do Idoso de Itaipuaçu. Durante o curso, os idosos receberam conhecimentos básicos sobre os direitos do consumidor para que não sejam vítimas de golpes e/ou fraudes, bem como informações sobre educação financeira.

O programa Procon Sênior tem como objetivo atender os consumidores maricaenses da terceira idade, visando conscientizá-los com conhecimentos básicos sobre os direitos do consumidor, alertar para fraudes, golpes bancários e de empréstimo, além de informar e dar dicas sobre organização financeira.

Gerente de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação, Adriana Ribeiro comentou a importância dos idosos tenham orientação para evitar serem vítimas de fraudes. “Essa é uma escola de inclusão social, não priorizamos somente o conhecimento cognitivo, a gente prioriza o resgate da cidadania. O Procon Sênior faz orientação jurídica, trabalhamos com eles os direitos da terceira idade e o interessante é que todos os funcionamentos que são passados, conseguimos ver que os alunos colocam em prática”, comentou.

Dados do órgão de proteção ao crédito Serasa Experian apontam que, em 2024, o Brasil teve 11.509.214 tentativas de fraude, com aumento de 9,4% em relação a 2023. Observando apenas os casos envolvendo vítimas com 60 anos ou mais, o crescimento foi ainda maior: 11,9%.

“A gente acredita que esse público está muito vulnerável. Eles acabam sofrendo golpes até por falta de informação. A tecnologia está avançando e os idosos, em muitos casos, não tem acesso a essa tecnologia. Acreditamos que é importante trazer esse tipo de conhecimento para que eles tenham consciência dos próprios direitos”, afirmou Bárbara Villas Boas, coordenadora pedagógica da Secretaria de Defesa do Consumidor.

Conhecimento aprovado
Os alunos do curso revelaram que, agora, se sentem mais seguras na relação de consumo. A aposentada Ana Maria Valuche, moradora dos Cajueiros, contou que já foi vítima de golpes duas vezes. Após o curso, acredita estar mais preparada para evitar novos problemas.

Anúncio

“Agora teremos uma melhor visão em relação ao que consumimos, aos serviços que usamos. Com o Procon Sênior, aprendemos sobre os nossos direitos e temos que lutar por eles. Não podemos nos deixar levar por um telefonema ou por alguma proposta que venham nos fazer. Foi um curso muito bom, muito proveitoso”, contou Ana Maria.

A pensionista Maria Regina Ramos revelou que ficará mais atenta com as taxas bancárias cobradas. “Aprendemos muita coisa. Estamos atentOs realmente sobre taxas de banco, sobre cartão, envio de cartão, tudo”, concluiu.

Direitos, educação financeira e prevenção
Durante o curso, os alunos receberam informações sobre temas essenciais para o dia-a-dia do consumidor. Foram abordados os direitos do consumidor e como garantir seu cumprimento, além de cuidados fundamentais na hora de comprar, evitando armadilhas e prejuízos. A educação financeira também foi um dos pilares do curso, ajudando os participantes a gerenciar melhor seus recursos e a consumir de forma mais consciente e sustentável.

O curso abordou, ainda, quais são os golpes bancários mais comuns e como se proteger deles, além de cuidados indispensáveis para uma navegação segura na internet. Tudo isso com uma abordagem prática e acessível, preparando os alunos para fazer escolhas mais seguras e inteligentes no consumo.

Fonte: Prefeitura de Maricá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui