A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou nesta quarta-feira (02/07) a nova sede do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) no município, localizada na Rua Adelaide Bezerra, 247, loteamento Parque Eldorado, no Centro. O espaço administrativo integra o Melhor em Casa, programa de assistência nas residências aos pacientes que necessitam de cuidados específicos, e inclui estrutura completa para abrigar as Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e de Apoio (EMAP), além da gerência da iniciativa, incluindo recepção, salas, almoxarifado, farmácia e banheiros.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, garantiu que o novo espaço marca um novo momento da atenção domiciliar no município.
“É uma alegria estar aqui nessa entrega, que representa a melhoria da nossa capacidade de cuidado, com uma nova estrutura para acolher as equipes e qualificar o SAD. Esse é um serviço essencial, que conta com uma equipe fantástica e, tenho certeza, que vai desempenhar um trabalho de muito mais excelência para a população. Somos um time pela saúde e seguiremos trabalhando para qualificar os serviços cada vez mais”, afirmou.
O subsecretário de Atenção Especializada, André Felipe Nahoum, pontuou o impacto da entrega.
“Esse é um avanço muito grande para a saúde, investindo no cuidado integrado ao paciente, na atenção domiciliar após a alta hospitalar. Com isso, conseguimos dar uma assistência melhor, levar esse paciente para casa, onde terá o acompanhamento necessário”, garantiu.
Anderson Rodrigues, gerente do Melhor em Casa em Maricá, ressaltou os avanços na atenção domiciliar.
“É uma grande alegria termos esse novo espaço para as equipes do SAD. Somente em 2024, tivemos mais de dez mil visitas pelos profissionais e agradeço por todo o apoio da gestão nesse processo. A equipe é a protagonista dessa conquista, que já assistiu mais de mil pacientes desde que foi habilitado o serviço na cidade, em 2019. Isso é a evolução e as melhorias para os trabalhadores e à população”, concluiu.
Programa faz a diferença no município
O programa Melhor em Casa, parte do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), presta assistência a pessoas que necessitam de atenção domiciliar para continuidade do tratamento, abrangendo aqueles em cuidados paliativos, oxigenioterapia, que precisam de reabilitação e prevenção de agravos, sempre buscando a ampliação da autonomia do usuário, família e cuidador. Atualmente, o programa acompanha 150 pacientes da cidade no conforto do lar, que recebem as equipes multiprofissionais uma vez por semana.
Através da iniciativa, é reduzida a demanda por atendimento hospitalar e o período de permanência de usuários internados, além de diminuir a exposição dos pacientes a infecções hospitalares. Lembrando que os usuários precisam ser encaminhados ao Melhor em Casa via e-mail pelas equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) ou no momento de alta hospitalar pelas unidades de Urgência e Emergência.