
O retorno da pesca do camarão na Lagoa de Araruama já trouxe resultados positivos para os pescadores de São Pedro da Aldeia. Na terça-feira (01/07), primeiro dia completo após o fim do período de defeso, foram registradas a pesca de cerca de duas toneladas de camarão. Aproximadamente 20 embarcações passaram pela Lagoa para a pesca artesanal dos crustáceos. O período de defeso terminou na segunda-feira (30/06) e contou com a fiscalização municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, contribuindo diretamente para este cenário.

O secretário adjunto de Pesca, Breno dos Santos, reforçou a importância do defeso para a reprodução das espécies. “Nós tivemos uma baixa do camarão na Lagoa de Araruama e o defeso foi importante também para essa recuperação. Junto às ações das gestões municipais, observamos uma recuperação tanto da lagoa, quanto das espécies. Os pescadores são parceiros e entendem a importância do período de pausa na pesca de cada espécie”, comentou.
Relatório de Fiscalização do período de defeso
Com o objetivo de coibir a pesca ilegal durante o defeso, foram mobilizados 20 agentes em uma fiscalização coletiva. Estiveram envolvidos nas ações, a Guarda Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de São Pedro da Aldeia, agentes da 7ª e 8ª Unidade de Policiamento Ambiental Marítimo e Pluvial (UPAM/RJ), assim como agentes dos municípios de Cabo Frio e Arraial do Cabo.
Foram realizadas 34 operações durante o período com mais de 120 quilos de camarão-rosa (Farfantepenaeus brasiliensis) capturados. Também foram apreendidos 17 redes de pesca, cinco puças, uma embarcação pequena e outra de madeira, assim como um motor de rabeta e uma caixa de camarão.
