São Pedro da Aldeia promove jornada formativa com servidores da Saúde

A Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia, por meio da Coordenadoria LGBTQIA+ em Saúde, promoveu uma jornada formativa para profissionais da pasta. A iniciativa aconteceu na terça (25/06) e quarta-feira (26/06), na Câmara Municipal, promovendo atividades formativas e discussões voltadas à promoção de saúde, respeito e inclusão da população LGBTQIA+. Durante o evento, foi feito o lançamento da campanha “Amor, Respeito, Diversidade e Qualidade de Vida”, em celebração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+.

A campanha, que visa promover o autocuidado e fortalecer políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+, é resultado de uma articulação conjunta com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. A ação é conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria LGBTQIA+ em Saúde e do Departamento de Vigilância em Saúde, em parceria com o Centro de Cidadania LGBTQIA+, o Programa Rio Sem LGBTIfobia e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

A cerimônia de lançamento reuniu autoridades, lideranças comunitárias e representantes de diversas instituições. Estiveram presentes a chefe de Gabinete da Saúde, Tatiana Leal, a coordenadora LGBTQIA+ em Saúde, Laysa Jotha, a superintendente estadual LGBTI, Bárbara Barroso, e o presidente da ONG Diversiguaba, Guilherme Costa. Também participaram representantes do Centro de Cidadania LGBTQIA+ da Baixada Litorânea, responsáveis pelas formações técnicas, além dos vereadores Pedro Abreu e Moisés Batista.

A campanha contempla três momentos de capacitação voltados aos profissionais da saúde municipal, com foco na qualificação do atendimento à população LGBTQIA+. Cerca de mil cartazes enviados pelo Governo do Estado serão distribuídos e fixados nas unidades de saúde do município, promovendo o autocuidado e a valorização da saúde.

Durante o evento, a Coordenadora LGBTQIA+ em Saúde, Laysa Jotha, ressaltou a relevância da campanha. “Estamos caminhando com passos largos e isso é fruto de muito trabalho, empenho e amor à frente da pasta. Hoje, São Pedro da Aldeia vira uma nova página no enfrentamento à LGBTIfobia, com a realização da sua primeira campanha de autocuidado em saúde voltada à população LGBTQIA+. Agradeço imensamente à Secretária de Saúde, Maria Márcia Fontes, à Tatiana Leal, ao coordenador do Centro de Cidadania, Théo Silveira, ao superintendente estadual Ernane Alexandre e às secretárias de Estado, Rosangela Gomes e Aline Forasteiro, que contribuíram de forma fundamental para essa conquista”, destacou.

Fonte: Prefeitura de São Pedro da Aldeia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui