A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, iniciou na quinta-feira (05/06), no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Inoã e no Centro Pop de Araçatiba, as primeiras pré-conferências municipais de Assistência Social, que acontecem até o dia 26 de junho. Estes encontros são uma prévia para a Conferência Municipal voltada para os “20 anos do Suas – Construção Social e Resistência” que acontecerá no mês de julho.
As pré-conferências contaram com a participação da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Maricá, Alessandra Guedes; da coordenadora do CRAS de Inoã, Ana Carolina; além de psicólogas, assistentes sociais e moradores dos bairros. O objetivo da ação foi ouvir as demandas da população, multiplicar informações, explicar os espaços de auxílios e oferecer apoio para as famílias necessitadas. Durante a ação, os participantes tiraram suas dúvidas e entenderam a importância de serem cadastrados no CRAS do bairro.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Maricá, Alessandra Guedes, destacou a forma que as pré-conferências podem auxiliar a população a conhecer o trabalho da Assistência Social. “É importante ouvir nossa população. Ver quais são as demandas deles e tentar solucionar. Nestes encontros, nós buscamos ouvi-los e explicar como funciona o trabalho dos assistentes sociais. É um encontro maravilhoso”, disse.
A coordenadora do CRAS de Inoã, Ana Carolina, é reforçou a importância para os moradores do município saberem como funciona o Centro de Referência. “Este lugar é para a população usar. É aberto e temos profissionais capacitados para recebê-los. Uma pré-conferência é fundamental para trazer demandas e melhorar nosso atendimento”, explicou a coordenadora.
Morador do conjunto Minha Casa, Minha Vida, em Inoã, Edimilson Costa, de 64 anos, disse que gostou das pautas abordadas no espaço e relatou ter feito seu cadastro. “Vim aqui pela primeira vez e conheci o trabalho dessas profissionais. Gostei muito do local, do atendimento e fiz meu cadastro. É uma iniciativa incrível para aproximar a população dos seus direitos”, afirmou o autônomo.
Centro Pop
Já no Centro Pop, a população em situação de rua também foi ouvida e levou suas reivindicações. De acordo com a subgerente da unidade, Dayse Laurindo, a participação foi essencial.
“Tivemos uma reunião ampla, com participação efetiva de funcionários e principalmente dos usuários da unidade que puderam compartilhar suas vivências e sugerir questões que serão levadas para a Conferência Municipal. Eles são muito participativos e certamente terão voz para construir o futuro do nosso Sistema Único de Assistência Social”, afirmou.