“Se Euclides da Cunha estivesse aqui hoje…o que ele veria?”. É a partir desta pergunta que as Caravanas Euclidianas questionam a sociedade atual com base em ‘Os Sertões’, sua mais famosa obra. O projeto chega a Maricá nesta sexta-feira (23/05) e estará no Cine Henfil, a partir das 18 horas, com a exibição do filme ‘A Paz é Dourada’, lançado em 2008 e que mistura ficção e documentário sobre o autor. O evento local tem apoio do prefeito Washington Quaquá e do secretário de Cultura e das Utopias de Maricá, Sady Bianchin.
Criado em 2002, O projeto Caravanas Euclidianas é uma realização do Núcleo de Extensão da UFRJ e da produtora Imagine Filmes, com apoio da Academia Brasileira de Letras, onde iniciou sua turnê pelo estado em março. Depois, passou pelo campus da UNIRIO e pelas cidades de Duque de Caxias (na Baixada Fluminense) e Paty do Alferes (na Região Serrana). O intuito é incentivar um diálogo e uma reflexão sobre literatura brasileira e questões sociais contemporâneas, sempre partindo de como seria o olhar de Euclides da Cunha sobre cada assunto.
Também baseado em ‘Os Sertões’, ‘A Paz é Dourada’ mostra a vida e a obra do autor em uma narrativa parte documental, parte ficcional. O filme tem direção de Noilton Nunes e narra a trajetória de Euclides da Cunha e a própria trajetória da confecção do filme, que teve início em 1986 mas chegou a ser embargado e abortado no meio de sua produção devido a extinção da Embrafilme, empresa federal que fomentava a produção cinematográfica no país até os anos 1990. No elenco estão Grande Otelo, Ítala Nandi e Ana Maria Magalhães.
O post Projeto ‘Caravanas Euclidianas’ estará no Cine Henfil nesta sexta-feira (23/05) apareceu primeiro em Prefeitura de Maricá.