A Biblioteca Pública Municipal Professora Leonor Leite Bastos de Souza, no Centro de Maricá, também entrou nas comemorações pelos 211 anos da cidade, celebrados no dia 26 de maio. Por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, três eventos vão marcar a data dentro do espaço já a partir desta sexta-feira (23/05), às 14 horas, quando 30 alunos da Escola Municipal de Idosos Milton Felipe Muniz terão um encontro com a artesã Benedita Rosa do Amparo, a dona Bené.
Especialista no manuseio e confecção de peças feitas da taboa (vegetação comum nas lagoas de Maricá), a artista vai expôr algumas dessas peças e também vai conversar com os idosos sobre seu trabalho e também contar sobre sua vida, passada toda no bairro de Jacaroá. Dona Bené é considerada um patrimônio vivo das artes manuais em Maricá e é uma das mais antigas expositoras da feira Maricá Mostra Cultura, presente desde seu início.
A segunda atividade na biblioteca acontece na próxima terça-feira (27/05), também às 14 horas, quando alunos da E.M. Jacinto Luiz Caetano, no Caju, vão falar sobre patrimônio e história de Maricá. A série termina no dia 30 com o sarau de poesia ‘Ciranda das Palavras’, onde integrantes do Clube de Leitura recebem estudantes da CEPT Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, a partir das 15 horas.
“É por meio de iniciativas como essa, apoiadas pelo prefeito Washington Quaquá, que fomentamos a criatividade e abrimos caminhos para que nossos jovens se expressem e se conectem com a literatura de forma profunda e significativa. Desta vez inserimos também o artesanato neste processo”, afirmou o secretário Sady Bianchin.