A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, realizou nesta terça-feira (20/05) a entrega de 16 certificados de conclusão do curso de Metodologia de Pesquisa Científica, no Território do Futuro, no Flamengo. Este curso, que integra o módulo 1 da terceira edição do programa, preparou os participantes para dar os primeiros passos em projetos acadêmicos, com o objetivo de facilitar sua inserção no mercado de trabalho ou em programas de pós-graduação.
O evento de entrega de certificados foi uma oportunidade para os alunos se conhecerem pessoalmente, já que as aulas aconteceram de forma online. A terceira edição do curso promete avançar para um novo nível com o lançamento do módulo 2, previsto para julho, exclusivo para os alunos que já concluíram a primeira etapa.
A secretária de Ciência e Tecnologia, Sabrina Alves, fez questão de ressaltar a relevância da oferta de cursos gratuitos à população maricaense: “Sem dúvida nenhuma, é importantíssimo esse curso e todos os outros que estamos oferecendo. Cursos dessa qualidade, que são caros em outras localidades, aqui são oferecidos de forma gratuita. O nosso objetivo é proporcionar acesso ao conhecimento e à inclusão social. Estamos trabalhando para que cada vez mais moradores de Maricá possam se inserir no mundo acadêmico, científico e profissional”, afirmou Sabrina.
O sucesso da iniciativa também foi evidenciado pela alta procura. “Tivemos uma grande adesão, o que comprova o interesse da nossa população pela educação e pelo desenvolvimento pessoal. Isso não tem preço para quem está na ponta, como nós, que buscamos cada vez mais investir no futuro de Maricá”, concluiu a secretária.
A professora e agora formanda, Carla Mendes, comentou a importância do curso em sua trajetória acadêmica e profissional: “Apesar de já ter uma formação acadêmica, o curso foi fundamental para o meu crescimento. A possibilidade de estudar e ter o apoio da Prefeitura de Maricá foi essencial para a minha carreira. Esse conhecimento agrega tanto no aspecto pessoal quanto no profissional”, disse a moradora do Flamengo, que ainda almeja um mestrado.
Essa ação é uma das muitas iniciativas voltadas para o desenvolvimento educacional e científico da cidade, que segue apostando em cursos de qualidade e acessíveis para todos os cidadãos.