Profissionais são capacitados em Cabo Frio para combate à exploração infantil

A campanha Maio Laranja em Cabo Frio vem mobilizando profissionais e instituições em torno de uma causa urgente e inadiável: o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Nos dias 15 e 16 de maio, foram realizadas capacitações no auditório da Secretaria de Educação e na Escola Municipal Nilo Batista, em Tamoios, reunindo educadores e demais integrantes da rede de proteção.

As atividades, organizadas pela Secretaria de Assistência Social por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), reforçaram a importância de um atendimento humanizado, qualificado e intersetorial no combate a todas as formas de violência contra a infância e juventude.

“Estamos, desde o início do mês, com ações nas escolas, nos territórios e nas instituições. Esta capacitação é um chamado à responsabilidade coletiva. Cada profissional da rede tem um papel essencial para garantir que nenhuma criança sofra em silêncio. Fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos é nossa prioridade”, afirmou Amanda Ferrari, coordenadora do PETI.

A mobilização evidenciou a importância da união entre secretarias e instituições — especialmente com a Educação — para ampliar a conscientização e a prevenção nos espaços escolares.

“A capacitação é uma ferramenta fundamental para que todos os envolvidos estejam preparados e sensibilizados. Proteger a infância é dever de todos nós, e só com uma rede forte e integrada conseguiremos transformar essa realidade”, destacou Flávio Moreira, secretário de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Cabo Frio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui