A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, realizou mais uma edição do ‘Baldinho do Bem’ na manhã deste sábado (10/05), na Praça Agroecológica de Araçatiba. Das 9h às 11h, o projeto mais uma vez contou com o apoio de voluntários já conhecidos e novos cadastrados que trocaram resíduos orgânicos por mudas e sementes para plantação.
“Esse projeto significa vida. O lixo acaba não sendo lixo. É reaproveitado como ouro. Quem tem em casa, tem que participar. Hoje tenho oito composteiras e incentivo meus vizinhos a terem também”, disse Patrícia da Costa Silva, de 42 anos, que se deslocou de Ponta Negra até Araçatiba. Ela é voluntária do ‘Baldinho do Bem’ desde o início do projeto.
Assim como a Patrícia, atualmente, quase 3 mil pessoas se tornaram voluntárias e ajudam a vida maricaense a ser mais sustentável. Quem chega no local pela primeira vez recebe um balde para juntar resíduos de alimentos como cascas de legumes e frutas, borras de café e casca de ovo.
Toda essa coleta é transformada em adubo para a produção de alimentos orgânicos nas Praças de Araçatiba e Guaratiba, nas hortas do Parque Nanci, Itapeba, Marine (São José do Imbassaí) e Flamengo; além da Fazenda Municipal Joaquin Piñero, no Espraiado.