26 C
Saquarema
sábado, 3 maio, 2025

COLABORE

Capacitação prepara técnicos para resposta a derramamentos de óleo na Região dos Lagos

Com foco na prevenção e pronta resposta a desastres ambientais, representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima de Cabo Frio participaram, nesta quarta-feira (30), de uma capacitação sobre técnicas de avaliação e limpeza da linha de costa em casos de derramamento de óleo. O treinamento foi realizado no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), em Arraial do Cabo, com coordenação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e participação do Ibama e da Marinha do Brasil.

O encontro apresentou o método SCAT (Shoreline Clean-up Assessment Technique), amplamente utilizado em operações internacionais de resposta a emergências costeiras. O conteúdo incluiu estratégias para contenção e remoção de óleo, descarte adequado de resíduos, descontaminação de equipamentos de proteção e planejamento de ações em diferentes tipos de terreno, como praias arenosas e costões rochosos.

Além das orientações teóricas, o treinamento incluiu vivências práticas, simulando ações emergenciais com base em protocolos internacionais. A iniciativa reuniu técnicos de diversos municípios da Região dos Lagos, além de gestores de unidades de conservação federal, estadual e municipal.

Representaram Cabo Frio os biólogos Marcos Vargas e Paulo Henrique, que destacaram a importância da capacitação para fortalecer a resposta do município em situações de emergência ambiental. “Aprendemos procedimentos que nos preparam para agir com mais rapidez, segurança e eficiência em possíveis casos de vazamento de óleo, reforçando o compromisso com a proteção do nosso litoral”, disse Marcos.

Para Paulo Henrique, o treinamento também reforça a integração entre os órgãos ambientais. “É um passo importante para alinharmos protocolos e atuarmos de forma coordenada em toda a região”, completou.

Além de participar de constantes capacitações, Cabo Frio já conta com uma minuta do Plano de Resposta a Ocorrências de Vazamento de Óleo, elaborada em 2019 em parceria com a Petrobras, a Defesa Civil e a Guarda Marítima Ambiental. O município está discutindo a atualização do plano para adequá-lo às mudanças na estrutura organizacional e nos contatos institucionais, com vistas à publicação do documento.

Fonte: Prefeitura de Cabo Frio

Autor

Últimas Matérias