A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu durante todo o mês uma série de atividades para marcar a campanha nacional Abril pela Segurança do Paciente, que ocorreu nas unidades de Urgência e Emergência do município. Com o tema “Mais acesso e cuidado integrado” e o slogan “Qualidade em toda a jornada”, a iniciativa teve o intuito de reforçar a cultura de segurança, promover o cuidado coordenado e estimular a notificação de incidentes.
As ações incluíram visitas técnicas aos serviços, quiz interativo com as equipes, palestras e premiação dos setores e profissionais que mais notificaram questões relacionadas à segurança do paciente ao longo de 2024. Essas iniciativas têm um papel fundamental, sendo mecanismos de transformação e qualificação da cultura organizacional do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã e da Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPAM) Santa Rita.
Além disso, as dinâmicas proporcionadas pela campanha contribuíram para aproximar os conceitos da segurança do paciente da rotina dos colaboradores, tornando o tema mais acessível e aplicável ao cotidiano assistencial.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, garantiu que a segurança do paciente é um tema fundamental e que deve ser compartilhado diariamente.
“A segurança do paciente é um tema essencial para qualificar os atendimentos nas unidades, por isso as ações no mês de abril voltadas a esse tema fazem a diferença no cotidiano de profissionais e pacientes. A Rede de Urgência e Emergência recebe, muitas vezes, pacientes em condições delicadas ou críticas, dessa forma, promover uma cultura de segurança é um definidor do cuidado oferecido”, reforçou.
A supervisora de qualidade do Hospital Conde Modesto Leal, Camila Oliveira, destaca a importância das abordagens práticas e do envolvimento das equipes nas unidades.
“Fazer a segurança do paciente ir além dos treinamentos e chegar no cotidiano das equipes é o que realmente transforma. Quando falamos de visitas técnicas e atividades interativas, estamos criando oportunidades reais de diálogo sobre riscos e melhorias. A notificação deixa de ser vista como algo punitivo e passa a ser compreendida como uma ferramenta de mudança para ambientes mais seguros para todos: pacientes, profissionais e visitantes”, explicou.
Cuidado integrado
Além da parte prática, a campanha Abril pela Segurança do Paciente reforçou o papel da articulação e integração entre os diversos profissionais da rede para garantir um cuidado mais integrado e centrado nas necessidades do paciente, respeitando o tempo adequado para cada atendimento e reduzindo barreiras no acesso à saúde.
No Hospital Municipal Conde Modesto Leal, o encerramento da campanha contou com uma retrospectiva das ações de 2024, apresentação dos números de notificações e entrega de premiações simbólicas, em um gesto de reconhecimento e incentivo aos colaboradores.