A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, se tornou referência nacional na implementação de políticas públicas de Segurança. Nesta quarta-feira (30/04), o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Roberto Sá, esteve em Maricá para conhecer as ações adotadas no município que vêm alcançando índices históricos de redução de crimes – como a menor taxa de mortes violentas dos últimos 23 anos.
Roberto Sá – que é delegado da Polícia Federal aposentado e já comandou as secretarias de Segurança do Rio e do Espírito Santo – visitou às sedes da Guarda Municipal e do Centro Integrado de Operações na Segurança Pública (Ciosp), responsável pela identificação de foragidos da justiça e recuperação de veículos por videomonitoramento.
“Vários pontos me chamaram a atenção, mas o grau de organização foi algo que me deixou muito satisfeito. Ver como a cidade se estrutura para novos desafios em segurança, tendo a percepção da necessidade de crescer de forma organizada, com diagnósticos precisos e memória do que está sendo feito, sabendo da importância da relevância do serviço que presta e da expectativa da população”, ressaltou Roberto Sá.
O secretário de Segurança Cidadã de Maricá, coronel Julio Veras, ressaltou a importância da visita e dos elogios, já que Sá é referência nacional na área. “Muito do que foi aplicado aqui em Maricá foi inspirado no contato que eu tive com o Dr. Roberto ao longo da minha carreira. De todas as boas práticas que ele implementou na Secretaria de Segurança Pública do Rio, muitas delas estão aqui. Já avançamos muito e vamos avançar ainda mais com novas tecnologias, com mais especialização, mais integração”, disse Veras.
Cidade cada vez mais segura
A Prefeitura de Maricá já encaminhou para a Câmara um projeto de lei para armar a Guarda Municipal. Todo o efetivo da GM – cerca de 420 agentes – será qualifica do para o uso de arma de fogo durante o serviço. Também cria do o Grupamento de Ocupação Democrática Armada do Território para impedir o do mínio armado de organizações criminosas, como acontece em outros municípios. Medida inclui o uso de câmeras corporais nos agentes com o objetivo de garantir a transparência nas abordagens.
Com um sistema moderno de videomonitoramento composto por mais de 2 mil câmeras, Maricá também é o município que mais investe no Programa de Integração na Segurança (Proeis) – que conta com recursos da prefeitura para contratar policiais militares em seus dias de folga. O objetivo é reforçar o policiamento e proporcionar mais segurança à população.