A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promoveu nesta quarta-feira (23/10) o 2º dia de passeios culturais à Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho. A visita foi voltada para idosos atendidos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Inoã, São José do Imbassaí e Centro.
A ação, em referência ao mês das pessoas idosas, contou com a participação de 40 pessoas para prestigiar visualmente as obras do antropólogo Darcy Ribeiro. A programação foi realizada pela equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O passeio também contou com lanche para os idosos, além de música ao vivo com o violoncelista Pedro Szigethy. O artista reproduziu sons de Milton Nascimento, Alceu Valença, entre outros.
A coordenadora pedagógica do serviço de convivência, Lunah Lima, explicou o objetivo dos passeios culturais para os atendidos. “Eles nos solicitam passeios culturais pelo município. Neste mês do idoso, conseguimos proporcionar visitas para eles. É um momento de felicidade e descontração para os assistidos”, relata.
Para Nazaré Silva, de 58 anos e moradora de São José do Imbassaí, o passeio foi uma experiência incrível e única. “É a minha primeira vez vindo à casa. Saber que Darcy Ribeiro morou aqui é algo impensável. Estou muito feliz com o passeio e por conhecer um pouco da história de Darcy”, contou.
Já para Helenice Batista, de 78 anos, o passeio foi uma oportunidade de conhecer a vida de Darcy e conhecer algumas obras de Oscar Niemeyer. “Foi um dia maravilhoso aqui. Poder ver várias obras e projetos de Darcy e Niemeyer não tem preço. Gostei muito”, finalizou.






