Prefeitura de Maricá celebra Outubro Rosa e Mês do Idoso com atividades no Museu Casa Darcy Ribeiro


Baixar PDF

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promoveu nesta sexta-feira (24/10) duas atividades especiais no Museu Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho, em referência ao Outubro Rosa e ao mês da pessoa idosa. O órgão encerrou o terceiro dia do passeio cultural voltado aos idosos atendidos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Mumbuca e Centro, além de ter recebido mulheres assistidas pelo Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop).

O passeio cultural, organizado pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), reuniu cerca de 120 pessoas, divididas entre visitas à Casa Darcy Ribeiro e à Fazenda Itaocaia, em Itaipuaçu. A programação também contou com show ao vivo da dupla Murilo Cleto e Sara Arcanjo.

“Esta atividade retira os idosos do anonimato. Aqui eles interagem, passeiam, confraternizam e principalmente se sentem vivos. O serviço de convivência busca esses detalhes na vida deles”, contou o oficineiro do Serviço de Convivência, Jorge Estrela.

Para Milter de Deus, de 89 anos, o passeio foi uma oportunidade de reviver memórias de Darcy Ribeiro. “Eu cheguei em Maricá na década de 70 e andava muito por essa rua. Hoje, chegar nesta casa e ver tantas obras deles, não tem preço”, relata.

Outubro Rosa

Anúncio
Fisioterapia

Além do passeio dos idosos, o espaço em Cordeirinho também foi palco de uma ação de conscientização sobre o Outubro Rosa. Funcionárias e assistidas do Centro Pop participaram de uma roda de conversa sobre prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

A atividade reuniu ao todo 40 mulheres e abordou temáticas como saúde da mulher, educação e cuidados durante o tratamento. Após a atividade, os participantes puderam aproveitar um café da tarde para celebrar a data especial.

“Reunir as mulheres para debater prevenção sempre é importante. Aqui na Darcy, convidamos mulheres em situação de rua e funcionárias do Centro Pop para lutarmos por uma causa importante”, afirmou a coordenadora do Centro Pop, Sely Cristina.

Fonte: Prefeitura de Maricá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui