A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, promoveu, nos dias 23 e 24 de outubro, um evento especial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Território do Futuro, no bairro do Flamengo. O evento, aberto ao público, reuniu cerca de 300 pessoas apenas no primeiro dia, entre estudantes, professores e moradores, em uma programação repleta de experiências científicas, jogos educativos e oficinas criativas.
“Estamos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e Maricá não poderia ficar de fora desse movimento. O evento está sendo realizado em consonância com a COP 30, abordando sustentabilidade, energia, clima e outros debates importantes para o mundo e para o nosso município”, afirmou a secretária da pasta, Sabrina Alves.
As atrações incluíram oficinas de pintura botânica, agroecologia, inservíveis eletrônicos, jogos de neurociência, painéis artísticos, escavação de fósseis, o Observatório Móvel do Planetário de Maricá e o Laboratório Móvel da Incubadora de Robótica. O público também participou de jogos digitais, atividades de inteligência artificial e dinâmicas lúdicas voltadas à sustentabilidade e às mudanças climáticas.
Professores e estudantes da rede municipal participaram das atividades e ressaltaram a oportunidade de aprender em um ambiente inovador e fora da sala de aula. O professor de Ciências Humberto Martins, da Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra, acompanhou os alunos do 6º ano e elogiou a proposta.
“Fiquei impressionado com a diversidade de materiais. Trabalhei sistema nervoso em sala e hoje os alunos puderam jogar e aprender sobre o tema de forma divertida. Eles estão brincando, aprendendo e vendo que também é possível fazer ciência em Maricá”, destacou.
As alunas Isabela Vieira, Manoella Galvão e Sophie Carvalho, de 11 anos, também se encantaram com as atividades. “O evento está sendo tão legal que dá vontade de morar aqui. Podemos ver muita coisa, tem vários estudos, tudo é bem interessante. Aprendemos sobre sedimentos na aula e hoje conseguimos ver mais aqui também”, disseram.
A iniciativa contou ainda com estandes de diversos órgãos municipais e projetos parceiros, como a Farmacopeia Mari’ká, a Secretaria de Agricultura e Pecuária, o Projeto Lagoa Viva, a Secretaria de Recursos Hídricos e Minerais, a Codemar, a Secretaria de Juventude e Participação Popular e a Secretaria de Transição Climática e Resiliência Ambiental. Cada espaço apresentou produtos, maquetes, experimentos e demonstrações de tecnologias sustentáveis e inovações desenvolvidas na cidade.
Moradora do Centro, Francine Quaresma levou a família para conhecer o evento e destacou a experiência. “O evento está incrível. Conhecemos o Observatório Móvel e aprendemos sobre os projetos da cidade, como a Fazenda Nossa Senhora do Amparo. Estamos aproveitando bastante”, comentou.





