A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, amplia a partir desta terça-feira (09/09) a estratégia de imunização contra a Covid-19 para crianças de 6 meses a 4 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), que agora poderão receber a vacina em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município. A aplicação do imunizante ocorre de segunda a sexta-feira, mediante agendamento prévio na própria USF de referência, que atende a região de moradia.
A mudança substitui o antigo modelo de polos exclusivos de vacinação, com o objetivo de facilitar o acesso das famílias e ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19 entre as crianças no município. É importante lembrar que o Ministério da Saúde incluiu a vacinação contra a Covid-19 do público infantil de seis meses a 4 anos no calendário de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI), reforçando a importância da proteção das crianças contra o coronavírus.
De acordo com o secretário de Saúde, Marcelo Velho, a nova estratégia fortalece a proteção à Covid-19 entre as crianças do município.
“Ampliar a vacinação contra a Covid-19 para as crianças de seis meses a 4 anos é um passo fundamental para fortalecer a proteção desse público, que também pode desenvolver formas graves da doença. Ao disponibilizar as doses nas Unidades de Saúde da Família dos quatro distritos, garantimos mais proximidade, acesso facilitado e segurança para as famílias, reforçando o nosso compromisso com a saúde das crianças de Maricá”, afirmou.
Proteção para outras faixas etárias
A vacinação contra a Covid-19 para pessoas a partir de 12 anos, o que inclui adolescentes, adultos e idosos, continua sendo oferecida de segunda a sexta-feira e nas ações de funcionamento distrital aos sábados, a partir das 8h, nas USF Central, São José 2, Marinelândia, Chácara de Inoã, Jardim Atlântico e Josefa Xavier Leal (São Bento da Lagoa).
Temporariamente, a imunização de crianças de 5 a 11 anos está suspensa no município, em razão da falta de doses no município, entregues pela Secretaria de Estado de Saúde. Assim que os envios de vacinas forem normalizados, a cidade retomará a imunização desse público contra a Covid-19.