Unidades de Saúde da Família de Maricá realizaram mais de 300 mil atendimentos de janeiro a julho
Foto: Bernardo Gomes


Foto: Bernardo Gomes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, registrou mais de 300 mil atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USF) dos quatro distritos da cidade entre janeiro e julho de 2025. No período, foram contabilizados 316.522 atendimentos, incluindo consultas médicas, de enfermagem, odontológicas e acolhimento inicial, serviços essenciais para fortalecer a prevenção de doenças e promover o bem-estar entre a população do município.

Do total, 135.214 foram consultas médicas, 102.133 realizadas por outros profissionais de saúde, e 79.175 correspondem a escutas iniciais, onde são acolhidas as demandas trazidas pelos moradores. Paralelamente, foram realizadas 265.768 visitas domiciliares pelas equipes de Atenção Primária nos quatro distritos do município, fortalecendo o cuidado, atualizando cadastros e acolhendo novas necessidades dos moradores.

O secretário de Saúde, Marcelo Velho, pontuou o impacto dos atendimentos nas Unidades de Saúde da Família para o bem-estar da população.

“Os números refletem o nosso esforço contínuo em levar saúde de qualidade para cada espaço da cidade. Nosso foco é aproximar o atendimento da população e garantir cuidado integral a todos os moradores, com foco na prevenção de doenças e promoção do bem-estar”, afirmou.

Para a subsecretária de Promoção e Atenção Primária à Saúde, Regina Ferreira, o acompanhamento nas USF faz a diferença no dia a dia dos moradores.

“Os atendimentos e o acompanhamento contínuo dos usuários nas USF são fundamentais. Isso contribui para identificar necessidades, prevenir doenças e fortalecer o vínculo da comunidade com a Atenção Primária. Estamos empenhados em ampliar cada vez mais o acesso e alcançar cada território do município”, garantiu.

Anúncio
Fisioterapia

Qualificação dos serviços

A Atenção Primária à Saúde de Maricá passa por um processo de reestruturação e qualificação, que inclui melhorias físicas nas USF, readequação dos territórios atendidos por cada unidade e otimização da assistência oferecida.

Como parte desse processo, já foram inauguradas a USF Josefa Xavier Leal, em São Bento da Lagoa (Itaipuaçu), e a Unidade Indígena Berta Ribeiro, na Aldeia Céu Azul, no Espraiado.

Além disso, estão em construção novas unidades de Atenção Primária nos bairros Jardim Atlântico, Caxito e Condado, aproximando serviços essenciais como atendimento multiprofissional, vacinação e curativos aos moradores dessas regiões. Capacitações contínuas dos profissionais das USF e o crescimento progressivo das equipes de saúde da família também fazem parte dessa estratégia.

Todas as USF também passaram a realizar eletrocardiogramas, foi adotada uma nova abordagem de funcionamento aos sábados, com todas as unidades de um distrito específico abertas nesse dia, e as equipes multiprofissionais (e-multi) foram ampliadas, garantindo mais abrangência e qualidade no atendimento à população.

Fonte: Prefeitura de Maricá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui