A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, auxiliou Francismar Carvalho de Mello, de 35 anos, a voltar ao convívio familiar em Rio Bonito após receber ajuda da rede de apoio oferecida pelo município para pessoas em situação de rua. Em seis meses de acolhimento, sua vida retornou à normalidade ao lado da família e dos amigos que havia deixado na cidade de origem.
Com vínculos familiares fragilizados e buscando oportunidade de trabalho em outro lugar, ele veio para Maricá e, mesmo atuando de forma informal, permaneceu na rua por dois meses até ser encaminhado para a Casa Abrigo, em Itaipuaçu, por meio do Serviço de Abordagem Social (Seas).
“Francismar acabou conseguindo um emprego com carteira assinada em um supermercado aqui e, com muita determinação, foi economizando e guardando dinheiro para poder voltar, porque era um desejo seu, mas só se fosse com dignidade”, conta Monique Freitas, coordenadora do abrigo.
Ela explica ainda que o fortalecimento dos laços com a mãe foi sendo trabalhado pela equipe, principalmente nos dias de folga do trabalho dele, quando Francismar a visitava. Um tio também o ajudou, sendo ponte para ele numa vaga de emprego no comércio de Rio Bonito. Agora, ele começa um novo capítulo da sua vida e toda a equipe da secretaria lhe deseja sorte.