A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, promoveu nesta sexta-feira (26/09) uma Feira Degustativa do projeto ’Cozinha Criativa’, no polo do programa, no Flamengo. A iniciativa – que possui foco na culinária vegana, aproveitamento integral e redução do desperdício de alimentos – ofereceu gratuitamente doces, salgados e bebidas para os visitantes do local.
Ao todo, mais de 50 pessoas participaram e comeram alimentos saudáveis e sem o uso de carne animal. Alunos da escola de idosos e a vereadora Adriana Costa também compareceram para experimentar coxinha de jaca e de cajá, quiche de espinafre, brigadeiros com casca de banana, bolo de aveia, sucos e iogurtes de variados sabores.
O projeto promove capacitação em cozinha sustentável, aproveitamento integral dos alimentos, alimentação saudável, empreendedorismo e educação ambiental. Durante o curso, os alunos podem criar seus cardápios e escolherem os alimentos que serão utilizados em suas receitas.
“O curso tem como objetivo mostrar para a população sobre o desperdício e formas de reutilizar alimentos que sempre descartamos em nossas casas. Todo alimento pode ser reaproveitado, basta sabermos usá-lo”, explicou o chef e professor do projeto, Leandro Rocha.
Para a visitante Elizabeth Barbosa, de 66 anos e moradora de Itaipuaçu, a feira foi uma grande oportunidade para comer alimentos saudáveis feitos sem uso de carne animal. “Eu achei muito boa. Comer kibe sem carne moída, coxinha com recheio de jaca e sucos saudáveis. Gostei muito”, disse.
Já a moradora de Ponta Negra, Graça Calmon, 64, afirmou que pretende fazer o curso para usar os conhecimentos em sua casa. “Eu comi salgados e estava uma delícia. São alimentos que jogamos no lixo e nem sabemos que pode ser reaproveitado. Pretendo fazer o curso e daqui a um tempo fazer essas delícias na minha casa”, comentou.