Prefeitura de Maricá realiza ação de prevenção ao HIV e às Infecções Sexualmente Transmissíveis
Foto: Katito Carvalho


Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quarta-feira (24/09), na Praça do Barroco, em Itaipuaçu, a ação PrEP Extramuros – voltada à conscientização sobre a prevenção ao HIV e às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A iniciativa aconteceu das 9h às 14h e ofereceu ao público orientações sobre o método preventivo, testagem rápida para HIV, além de informações sobre os serviços disponibilizados pelo Servico de Atendimento Especializado (SAE).

Na ação, a população também teve acesso a autotestes de HIV, testes rápidos, distribuição de preservativos, gel lubrificante e material educativo.

A PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) é um método de prevenção ao HIV que consiste no uso de um medicamento oral diário capaz de impedir a infecção pelo vírus. O tratamento é indicado para pessoas que apresentam maior vulnerabilidade à exposição, como casais sorodiferentes ou pessoas com múltiplas parcerias sexuais. Importante destacar que a PrEP não protege contra outras ISTs, sendo fundamental o uso combinado de preservativos e o acompanhamento regular nos serviços de saúde.

O secretário de Saúde, Marcelo Velho, ressaltou o impacto da iniciativa para promover o bem-estar da população.

“A ação PrEP Extramuros é fundamental para ampliar o acesso da população às estratégias de prevenção ao HIV. Ao levarmos informação, testagem e insumos de forma direta à população, aproximamos os serviços de saúde das pessoas. Com isso, incentivamos o cuidado contínuo e fortalecendo nossa rede de proteção e acolhimento”, pontuou.

Coordenadora do Programa de ISTs e Hepatites Virais da Secretariade Saúde, Danielle Magalhães destacou a importância da ação para ampliar o acesso à informação e combater estigmas relacionados ao HIV: “A divulgação da PrEP, a desmistificação do HIV e o combate à discriminação são cruciais para diminuir o número de pessoas infectadas e promover a prevenção. Ainda há muitos preconceitos e desconhecimento sobre a doença. Precisamos reforçar que, apesar dos avanços no tratamento, quem vive com HIV ainda enfrenta discriminação, perda de vínculos e dificuldades no dia a dia. Trazer essa conversa para um espaço público é fundamental para quebrar mitos, reduzir medos e incentivar o cuidado”, afirmou.

Anúncio
Fisioterapia

Já o médico do Ambulatório da PrEP em Maricá, Rodrigo Neves, explicou a proposta da ação extramuros: “É preciso sair das paredes do consultório e ir até a população, quebrando paradigmas e preconceitos. Esse contato direto ajuda a captar mais pessoas para o programa e fortalece a adesão às estratégias de prevenção, que já vêm reduzindo os índices de novas infecções”, ressaltou.

Fonte: Prefeitura de Maricá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui