Prefeitura de Maricá promove roda de conversa para mães atípicas
Foto: Thamyris Mello


Foto: Thamyris Mello

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, realizou nesta quinta-feira (25/09) a primeira roda de conversa voltada para mães de pessoas neurodivergentes, através do projeto AGORA (Ambiente Gerador de Oportunidades, Reflexões e Avanços). O encontro aconteceu no Território do Futuro, no bairro do Flamengo, e reuniu cerca de 15 responsáveis, que compartilharam experiências, desafios e expectativas sobre o cuidado com os filhos atípicos.

“É muito importante cuidarmos de quem cuida. Às vezes, esquecemos de olhar para aqueles que estão ao redor. A partir dessas rodas de conversas, vamos gerar documentos para entendermos como podemos ajudar mais as famílias, os filhos e a população de Maricá”, destacou a secretária de Ciência e Tecnologia, Sabrina Alves.

Ela ressaltou ainda que a ação integra a proposta de tecnologia social desenvolvida pela secretaria. “A Ciência e Tecnologia também abrange a inclusão. Estamos vivendo um momento muito especial, que nasceu de uma reflexão sobre a necessidade de apoiarmos mais essas famílias. Para fazermos ciência e tecnologia, também precisamos ouvir”, completou.

Moradora de Maricá há 15 anos e mãe de dois jovens autistas, Simone Fernandes reforçou a importância da iniciativa. “Nós, mães atípicas, exercemos o cuidado 24 horas por dia. E quem cuida de nós? Precisamos de ações como essa, que olhem para as nossas questões emocionais e de saúde. Foi uma excelente iniciativa e eu desejo que muitas outras ocorram”, disse.

Já para Daiana Barbosa, moradora de Itaipuaçu e mãe de Adrian, de 6 anos, que tem síndrome de Down, o espaço trouxe acolhimento e reconhecimento. “A gente vê muita coisa para as crianças, mas é importante que pensem também nas mães e nas famílias. Estou muito contente de estar participando desse espaço de troca, respeito e acolhimento”, afirmou.

O encontro foi mediado pela pós-doutora em Ciências e Biotecnologia e coordenadora de Tecnologia Social da secretaria, Gisele Nascimento. A proposta é que novas rodas de conversa aconteçam sempre na última quinta-feira de cada mês, fortalecendo a rede de apoio às famílias e ampliando o cuidado e a qualidade de vida da população maricaense.

Anúncio
Fisioterapia

 

Foto: Thamyris Mello
Foto: Thamyris Mello
Foto: Thamyris Mello
Foto: Thamyris Mello

Fonte: Prefeitura de Maricá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui