A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SMASC), realizou mais uma atividade do grupo Flore-ser no Abrigo Pernoite – uma ação com mulheres em situação de rua, que acontece todas as sextas-feiras dentro da unidade, na parte da manhã. No último convívio, o tema escolhido para trabalhar foi “Gênero, Raça e Preconceito contra Mulheres em Situação de Rua”, construído a partir de sugestões apresentadas por elas mesmas no encontro anterior.
“Nós criamos um espaço de acolhida e escuta, com um café da manhã e música ambiente para que, num ambiente informal e tranquilo, se sintam à vontade e confiantes de expor seus problemas e suas dificuldades”, conta Edwiges Anacleto, coordenadora do abrigo.
“A maioria relata sentimento de medo e o contato frequente com a violência, principalmente sexual. Além da dificuldade maior de se reerguerem, comparadas aos homens na mesma condição, que ainda são vistos como força de trabalho, enquanto elas são enxergadas apenas como problema, se tiverem filhos então, piora”, acrescenta.
Com o Flore-ser, a ideia é promover um permanente fortalecimento de vínculos, a fim de possibilitar a construção de uma identidade, elaboração coletiva de estratégias de autonomia e superação das múltiplas violações experimentadas nas ruas. “Buscamos, com isso, encontrar para elas portas de saída da situação de rua, respeitando os tempos e trajetórias de cada uma”, conclui a coordenadora.