Prefeitura de Maricá lança Programa Escola Trilíngue com ensino de Português, Inglês e Mandarim
Foto: Clarildo Menezes


Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, lançou nesta quarta-feira (17/09) o Programa Escola Trilíngue, no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel de Moura Brizola, em Itaipuaçu. A iniciativa, inédita no município, terá início já na próxima semana e transforma a unidade em referência para o ensino em Português, Inglês e Mandarim, ampliando o aprendizado e promovendo a integração cultural entre os estudantes.

A cerimônia de lançamento contou com a presença do cônsul-geral interino da China no Rio de Janeiro, Wang Haitao, além de representantes do Instituto Confúcio da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), autoridades municipais e membros da comunidade escolar. O evento teve apresentações artísticas de alunos com danças tradicionais chinesas, além de palestras culturais sobre a língua e os instrumentos típicos da China.

Com potencial para atender milhares de alunos nos próximos anos, o Programa Escola Trilíngue tem como meta expandir o modelo para toda a rede municipal. A previsão é de que, até o final do atual mandato, todas as unidades escolares de Maricá ofereçam o ensino dos três idiomas, preparando os estudantes para um mundo cada vez mais conectado e multicultural.

Durante a solenidade, a diretora do CEPT, Oplonísia Nonato, destacou que o projeto vai além do aprendizado linguístico. “Não se trata apenas de aprender um novo idioma, mas de mergulhar em uma nova cultura, fortalecendo os laços de amizade entre Brasil e China”, disse.

Representantes do Instituto Confúcio, como a diretora chinesa Sun Yanping, participaram da entrega simbólica de livros para a escola e acompanharam palestras ministradas pelos professores Zhang Dejun (língua chinesa) e Duan Shiguang (música e artes tradicionais).
O cônsul-geral interino da China, Wang Haitao, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Maricá e reforçou a importância da aprendizagem da língua chinesa como ferramenta de aproximação entre os países:

“A língua é a chave para a compreensão de um país. Aprender chinês não só abre uma janela para a compreensão da história e da cultura chinesa, mas também representa um passo importante para aumentar a compreensão e aprofundar a amizade entre os dois povos”, declarou.

Anúncio
Fisioterapia

Também participaram da solenidade o gerente do Programa Maricá Interfronteiras, Thiago Brandão, e a gerente municipal de Educação em Tempo Integral, Angélica Cássia, reforçando o compromisso da gestão municipal com uma educação pública inovadora, inclusiva e conectada aos desafios do século XXI.

Fonte: Prefeitura de Maricá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui