
Objetivo é auxiliar estudantes riostrenses a ingressar, via processos seletivos, em diferentes instituições de Ensino Médio
As turmas de ensino integral da Escola Municipal Nilton Balthazar estão nos preparativos para o ingresso no Ensino Médio em diversas instituições. A unidade escolar intensificou o cronograma de aulas do preparatório pré-técnico destinado aos alunos do 9º ano no contraturno escolar. O objetivo é auxiliar os estudantes a obter aprovação nos processos seletivos de instituições de ensino de referência, como Instituto Federal Fluminense (IFF), Firjan e o Colégio de Aplicação (CAp) Macaé.
Com a jornada escolar estendida, cerca de 70 estudantes aprendem conteúdos ampliados das disciplinas obrigatórias, além de matérias optativas. Os alunos escolhem o projeto que se identificam e participam das atividades com professores orientadores.
“Criamos, para além das matérias obrigatórias, algumas disciplinas optativas mais lúdicas, mas com muito conteúdo que agrega no conhecimento para a prova. São oferecidas atividades de escrita criativa, clube de leitura, história da música, cine clube, geopolítica do futebol, ciências e vida, clube de xadrez e matemática financeira”, contou o diretor-adjunto da Unidade, Allan Modesto.
APROVAÇÕES –Ao longo de três anos em execução, o preparatório pré-técnico em turmas de ensino integral já obteve mais de 100 aprovações de alunos no IFF, além de 11 alunos no CAp Macaé e cerca de 30, para a Escola Firjan SESI, em Macaé.