A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e Utopias e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), promoveu nesta quinta-feira (11/09) o segundo dia do Volta ao Mundo Bambas 10 – Edição de Ouro, na Arena da Barra. O evento contou com a participação de alunos da Escola Municipal Guaratiba, que vivenciaram a capoeira em oficinas práticas e rodas de conversa logo no início da programação.
As atividades matinais reuniram cerca de 40 crianças, que puderam experimentar a capoeira em um ambiente educativo e descontraído.
Para o coordenador de mobilização e operacional do evento, Eduardo Escadão, a proposta vai além da vivência esportiva. “Hoje começamos com a participação de crianças da rede pública e, à tarde, teremos palestras e atividades no Espaço Acolher, que oferece apoio nutricional e psicológico para os atletas. Isso é um marco, porque outros esportes já contam com esse acompanhamento há muito tempo, mas agora conseguimos trazer essa inovação também para a capoeira”, explicou.
O público infantil também demonstrou entusiasmo. Gael, de 10 anos, contou que já havia praticado capoeira e destacou o quanto gostou da atividade musical: “Achei legal, deu para entreter a gente, não ficar só dentro da sala. O que mais gostei foi de cantar’, comentou.
Já Joaquim, de 11 anos, teve seu primeiro contato com a capoeira no evento. “Foi bem maneiro, aprendi muitas coisas. Gostei muito das músicas e das atividades”, disse.
À tarde, a programação segue com palestras no Espaço Acolher, debates sobre saúde e prevenção, além do credenciamento das categorias Absoluto e Master. O dia será encerrado com as primeiras seletivas oficiais da edição.