A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), promoveu neste sábado (27/09) mais uma colheita de tomates especiais do programa Inova Agroecologia. O evento contou com um passeio guiado pelas estufas, palestra técnica, degustação e espaço de troca de saberes entre produtores, pesquisadores e entusiastas da agroecologia na Fazenda Pública Joaquín Piñero.
O programa é fruto de uma parceria entre a Codemar e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Por meio dele, são realizados pesquisa, inovação e capacitação em práticas agroecológicas na produção local. A colheita deste sábado mostrou ao público as variedades de tomates especiais — com cores, sabores e características pouco comuns — cultivadas de forma orgânica no município.
“Esse evento mostra a importância de ter contato direto com quem pode ensinar sobre o melhor aproveitamento dos alimentos e como cultivá-los. Estamos aqui para somar e trabalhar junto com os produtores e as famílias, valorizando a produção local”, destacou o secretário de Direitos Humanos, João Carlos de Lima, o Birigu.
Exportando conhecimento
A produção dos tomates especiais chamaram a atenção de pesquisadores de Rio Verde, em Goiás. Representantes do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participaram da colheita especial e aproveitaram para conhecer mais dos projetos da Codemar em parceria com a UFRRJ – além do Inova Agroecologia, também há o Farmacopeia Marik’á, voltado para pesquisa, desenvolvimento e produção de plantas medicinais, produtos naturais e fitoterápicos, promovendo o acesso a terapias tradicionais e sustentáveis.
“Viemos a Maricá em busca de conhecimento sobre como a prefeitura e a universidade, juntas, estão melhorando a produção de alimentos sustentáveis. Estamos impressionados com o que vimos na fazenda. É, de fato, uma revolução na produção de alimentos. Um dos principais diferenciais que encontramos aqui foi a produção de alimentos de maior valor agregado, que fortalecem a agricultura familiar”, destacou o diretor-geral do Campus Rio Verde do IF Goiano, Fabiano Guimarães.
Nos últimos anos, o projeto já desenvolveu dezenas de variedades de tomates gourmet e coloridos, sempre com foco em sustentabilidade, valorização da produção familiar e fortalecimento da economia local. Durante a colheita, os participantes puderam conhecer as técnicas de cultivo em estufas adotadas pelo Inova Agroecologia e tiveram contato com variedades pouco convencionais e sementes de alto valor genético.
Com experiência de 20 anos de cultivo e com um banco de 1.000 variedades de tomate na UFRRJ, o professor e engenheiro agrônomo Antônio Carlos Abboud, um dos coordenadores do Inova Agroecologia Maricá, explicou que o objetivo do evento foi fomentar a adoção de boas práticas por agricultores locais e ampliar redes de cooperação em agroecologia, além de incentivar a produção de alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos em Maricá e região.
“Nosso objetivo é contribuir para a diversidade da agricultura local e ampliar a oferta de alimentos saudáveis e diferenciados. Aqui, a agricultura é 100% orgânica. Não utilizamos nenhum tipo de veneno, adotamos práticas agroecológicas que garantem alimentos saudáveis e o equilíbrio do ambiente”, concluiu.
Estiveram presentes também a secretária de Ciência e Tecnologia, Sabrina Alves, a vereadora Adriana Costa, além de produtores locais, pesquisadores e estudantes.