A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, abre, neste sábado (06/09), o segundo dia da 10ª Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM 2025) com uma agenda intensa de atividades culturais, educativas e artísticas no Parque Nanci. A Tenda Principal é o grande destaque do dia, recebendo nomes de peso da literatura, da arte e do pensamento contemporâneo.
Às 10h, a palestra “Afeto” será ministrada por Giuliana Mordente, com saudação do secretário de Educação, professor Rodrigo Moura. Logo depois, às 13h, o ator Zé de Abreu participa do diálogo “A Arte como Empoderamento Social”. Em seguida, às 14h, o público confere o espetáculo Maricahaa, apresentado pela Segunda Turma da Escola de Formação Teatral Aderbal Freire Filho, com saudação de Zé de Abreu.
A Tenda Jovem também promete movimentar a juventude com debates e performances. Às 9h, acontece a Batalha de Rimas – Cultura Feita por Nós: Juventude que Cria, com Adones (Ruasia) e Nunes (UMES). Ao meio-dia, a roda de conversa “A Importância da Sistematização de Dados na Agroecologia” reúne Bianca Santana e Andréa Mares, sob mediação de Willian Torres. Já às 14h30, o filósofo Clóvis de Barros Filho ministra a palestra “Juventude, Ética e Projeto de Vida”, com saudação de Nunes (UMES).
Na FLIMzinha, as crianças se divertem com atividades especiais ao longo do dia: apresentação do Passinho Carioca, pintura facial com os Animaniacs, espetáculo do Balangandã e muito mais.
A programação musical traz dois grandes shows para encerrar o sábado em clima de festa: às 20h, sobe ao palco Paulo Miklos, e às 22h, a noite será comandada pela energia contagiante da Nação Zumbi.
Além disso, o público pode aproveitar os estandes literários — onde estudantes da rede municipal têm acesso ao FlimCard, política pública de incentivo à leitura e democratização do livro —, a feira de artesanato, o espaço gastronômico, os cosplays divertidos e o cenário especial em homenagem à escritora Conceição Evaristo, grande homenageada desta edição.
Com entrada gratuita e atrações para todas as idades, a FLIM 2025 transforma Maricá em palco de cultura, literatura e convivência até o próximo dia 14 de setembro.